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Como usar marketing digital em Portugal para vender mais

Tempo de leitura: 7 minutos

Tens conhecimento de como o marketing digital pode ser um propulsor da sua marca em Portugal? Consegue identificar os benefícios de unir e relacionar o marketing digital com o aumento das vendas? Neste artigo, te explicaremos como impulsionar ambos os temas para conseguir não apenas vender mais, mas para oferecer melhores caminhos no relacionamento e na jornada do seu consumidor português. 

O marketing digital, diferente do marketing tradicional, é um conjunto de ações/estratégias que volta-se para o ambiente online (internet) como principal canal de divulgação, visando, portanto, atingir a persona, aumentar o relacionamento com o prospect e, consequentemente, vender mais.

Segundo pesquisas, 94% das empresas escolhem o marketing digital como estratégia de crescimento. Dessa forma, esse número só reforça que cada vez mais as empresas estão explorando os benefícios do ambiente virtual para alavancar negócios, gerar visibilidade e oportunidades de vendas

O grande diferencial do marketing digital está na disponibilidade da internet como recurso democrático. Contudo, precisamos entender que decidir investir nesse tipo de marketing requer não apenas planeamento da sua equipa, mas organização, dedicação, estudos sobre o consumidor e suas necessidades, entendimento de mercado competitivo e estratégias assertivas.

Abaixo, conheça as vantagens de investir no marketing digital, as 6 estratégias que sua empresa pode utilizar para alavancar as vendas em Portugal e 4 passos para implementá-las de maneira assertiva.

Como usar o marketing digital para vender mais em Portugal. Reprodução: www.freepik.com.

Vantagens de integrar o marketing digital na sua empresa

Claramente, investir em marketing digital trará diversos benefícios ao seu negócio, são eles:

  1. Conquista e fidelização do cliente, mantendo o contato através das redes e obtendo recomendações digitais. Você também pode continuar nutrindo esse relacionamento com o uso do blog, por exemplo, para entregar conteúdo relevante e despertar para uma possível nova compra;
  1. Obtenção de resultados de longa duração e mensuração, oferecendo meios orgânicos e pagos para atração do público-alvo, como o SEO e o marketing de conteúdo. A mensuração poderá ser feita através do rastreio de passos do cliente, algo que não é possível no marketing offline;
  1. Presença online e autoridade de marca, entregando a identidade da sua marca, informações e interagindo com seu público. A sua autoridade também será importante para esclarecer conceitos, resolver dúvidas e entregar conteúdo através de blogs, sites e mídias;
  1. Geração de engajamento, criando relacionamento duradouro com o cliente no oferecimento de conteúdo relevante;
  1. Acompanhamento da jornada do consumidor, entendendo o canal mais utilizado por ele e entregando meios mais digitais para compra, como o e-commerce. 
  1. As estratégias de marketing digital podem ser integradas ao seu CRM, visto que, o software facilitará a abordagem, aumentará a gestão das leads, favorecendo o acompanhamento do ciclo de vendas e permitindo uma maior assertividade.

Estratégias de vendas no marketing digital: o que posso usar para conquistar meu cliente?

Pensar que o marketing digital está atualmente ligado apenas a propaganda paga (tráfego pago), é uma enganação. Por trás deste conceito, existem muitas aplicações que devem ser abordadas para ajudar no crescimento das vendas em seu negócio. Confira abaixo.

1. Inbound marketing

O inbound marketing está relacionado diretamente ao marketing por atração, ou seja, é através dele que sua empresa consegue atrair possíveis prospects para dentro do funil e trabalha para convertê-los em leads ativas. Seus benefícios estão ligados a construção de identidade da sua marca, auxílio para a equipa de vendas na captação de clientes e acompanhamento das vendas, além de impulsionar a visibilidade da marca no ambiente digital.

Esta estratégia é empregada, geralmente, nas redes sociais, visando a criação de publicações segmentadas.

2. Marketing de conteúdo

Relacionado a criação e compartilhamento de conteúdo relevante para o seu público-alvo, construindo um relacionamento de confiança e passando valor, o marketing de conteúdo também é uma excelente estratégia para alavancar seu marketing digital e, consequentemente, impulsionar as vendas do seu negócio. 

Com ele, você nutre seus consumidores com informações relevantes, nos principais canais que sua persona costuma utilizar.

3. SEO (Search Engine Optimization)

Atrelado a estratégia de otimização nos mecanismos de busca, posicionando bem o seu site no Google, o SEO já é tendência de marketing digital nas organizações que buscam desenvolver a performance das suas vendas no mercado português, colocando os conteúdos em evidência

Através dele, sua página terá um bom ranqueamento e será uma porta de entrada essencial para os clientes que buscam seu produto/serviço.

4. Blog e site

De uma forma “tradicional” de fazer marketing de conteúdo e integrá-lo ao marketing digital, o blog da sua empresa atrelado a um bom site institucional será peça-chave para direcionar seus consumidores e transmitir mais credibilidade

Ademais, o blog, integrado a um bom site, consegue ser uma ferramenta fácil e mais acessível financeiramente. Assim, com conteúdos mais relevantes e assertivos, em um ambiente seguro e creditável a sua empresa, é notório o aumento nas suas expectativas de vendas em um ambiente digital. 

5. Redes sociais e tráfego pago

Quando falamos de marketing digital, provavelmente, a primeira coisa que vem em sua mente é redes sociais. Sem dúvidas, as mídias sociais são de extrema importância para qualquer empreendedor atual. Ali, elas servem como “vitrine” do seu negócio e, possivelmente, dependendo do seu nicho de cliente, lá será o primeiro contato dele. Afinal, quem nunca pesquisou referências de uma loja, como uma doceria, por exemplo, no Instagram para ver os produtos e o que os clientes falam da marca? 

Portanto, é através das redes sociais que sua marca consegue mostrar seus produtos/serviços em diferentes formatos (vídeos, fotos, reels), atingir diferentes públicos, alcançar uma grande quantidade de usuários e ter oportunidade de conversar e interagir diretamente com os seguidores. 

Além disso, através das mídias sociais, sua empresa consegue investir em tráfego pago (ou mídia paga), como Facebook Ads e Google Ads, que são essenciais para a mensuração de resultados com estratégias de anúncios em sites.

  • A integração com o Facebook Ads está disponível no Meets, auxiliando também o cálculo do seu ROAS (Retorno Sobre o Investimento em Publicidade). Se deseja saber mais, acesse aqui e converse com nossos consultores pelo WhatsApp.

6. E-mail marketing

Por fim, o e-mail marketing também deve ser utilizado como estratégia de marketing digital para facilitar o envio de campanhas via e-mail, necessário para criar e/ou manter o relacionamento com o cliente. Além disso, ele ajuda a gerar mais vendas, melhora a retenção e possui um alto retorno financeiro, com investimento mais baixo que as outras estratégias e taxa de conversão mais alta.

Entretanto, para aplicar essa estratégia de forma assertiva, você precisa ter ferramentas profissionais que potencializam o resultado e permitem o acompanhamento de métricas específicas deste canal, como taxa de abertura, taxa de conversão, número de cliques nos links de seus e-mails, além de outros dados relevantes. 

O Meets também possui integrações voltadas para o e-mail marketing. Com elas, sua empresa conseguirá rastrear oportunidades de negócios e acompanhar o posicionamento de cada consumidor nas etapas do funil de vendas. Para saber mais, você pode clicar aqui e conferir os autoresponders disponíveis na nossa página de integrações!

4 passos essenciais no marketing digital para alavancar suas vendas em Portugal

Agora que você conhece as estratégias, que tal entender como implementá-las de maneira assertiva para alavancar suas vendas em Portugal? Abaixo, confira 4 passos que são essenciais e que vão fazer a diferença na utilização das suas estratégias.

1. Conheça o seu Perfil Ideal do Consumidor (ICP)

O Perfil Ideal do Consumidor (ICP) de uma empresa está relacionado diretamente ao perfil dos clientes que apresentam características ideais para atendimento satisfatório da empresa. Portanto, o seu ICP deve ser baseado em grupos específicos e bem segmentados para que assim o seu negócio passe a tomar decisões relacionadas ao perfil do cliente

Para conseguir definir seu ICP, consulte algumas dicas importantes, como:

  1. Faça um levantamento dos seus clientes atuais;
  2. Mapeie as necessidades e dores das leads;
  3. Identifique os padrões, como, por exemplo, localização, mercado de atuação, problemas apresentados;
  4. Teste os padrões e faça revisões periódicas sobre o seu ICP, se houver necessidade, faça alterações.

2. Invista SEMPRE no relacionamento com o cliente

Complementando o tópico anterior, sua empresa precisa investir SEMPRE no relacionamento com o consumidor para aumentar suas vendas. O marketing digital, como mostrado nas estratégias, será um dos seus principais aliados para alavancar resultados e otimizar o relacionamento. 

Por isso, independente do canal procurado pelo cliente, você deve treinar sua equipa para oferecer o atendimento certo e na linguagem certa para iniciar uma conversa com o prospect, por exemplo. 

Dessa forma, sua empresa verá que o atendimento bem aplicado e com competência trará uma relação mais fácil com o cliente, sendo válido apostar também na abordagem preferida do usuário.

3. Produza conteúdo relevante e otimize suas campanhas

Após identificar o seu ICP, sua empresa também deve definir quais os possíveis canais de comunicação que devem ser utilizados para atrair a persona e quais as estratégias e linguagem serão adotadas. Para isso, aplique a estratégia de SEO nas publicações e otimize suas campanhas compreendendo sempre quais os conteúdos realmente relevantes e que podem auxiliar o consumidor a solucionar sua dor/necessidade. 

Com isso, sua empresa ganha autoridade de assuntos para o cliente certo, no canal mais utilizado por ele, da maneira certa e avançando-o no funil.

4. Não se esqueça do marketing de fidelização

Por fim, não se esqueça do marketing de fidelização. Com ele, sua empresa utiliza-se de uma estratégia de relacionamento que visa gerar confiabilidade e lealdade entre os consumidores da sua marca para estimular compras recorrentes
Conduzindo-os até o fim do funil de vendas e aplicando estratégias que busquem relacionamentos mais duradouros, seu negócio dribla a concorrência e cria uma verdadeira conexão com o consumidor. Além, é claro, de ser benéfico para o aumento do seu ticket médio, diminuição da taxa de Churn e criação de uma propaganda gratuita e orgânica, afinal, seus consumidores serão influenciadores para outras pessoas.

Marketing de fidelização como passo para o sucesso do marketing digital. Meets.
Marketing de fidelização como passo para o sucesso do marketing digital. Reprodução: www.freepik.com

O Meets pode ser seu aliado no aumento de vendas e na utilização do marketing digital em Portugal!

Compreendeu como o marketing digital pode ajudar sua empresa a aumentar suas vendas em Portugal? Então não perca tempo e estude sua persona, defina suas estratégias, mensure os resultados e busque investir mais em suas mídias. Além disso, converse com sua equipa para trabalhar mais conteúdo em suas redes, propagá-los e atrair mais leads específicas para sua empresa.

Não esqueça de estudar mais sobre seu marketing de conteúdo, SEO, e-mail marketing, mídias pagas e redes sociais. Acompanhe sempre o que mais viraliza na Internet, use sua criatividade e melhore sua comunicação com o cliente.

Também não deixe, é claro, de contar com o Meets CRM para auxiliar o seu negócio a alavancar vendas integrando o marketing digital ao dia a dia da sua equipa.  

Nossa empresa, atuante em quase 10 anos no mercado, já auxiliou mais de 2000 empresas a aumentarem a conversão e facilitarem o atendimento e organização dos clientes. O nosso CRM ajudará nas vendas, no atendimento e no marketing digital. Facilitando o entendimento das leads e acompanhando a segmentação, você organiza estratégias de comunicação e vendas mais assertivas e as implementa com mais segurança.

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