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Como ajustar a régua de relacionamento com seu cliente via WhatsApp?

Tempo de leitura: 7 minutos

Já ouviste falar no conceito de régua de relacionamento? Sabe como ela pode ser benéfica na sua empresa para melhorar o atendimento e experiência do seu consumidor no WhatsApp? Neste artigo, te explicaremos mais sobre o conceito e daremos 5 dicas para alavancar a régua do cliente através do aplicativo de mensagens. 

O conceito de régua de relacionamento está diretamente atrelado a estratégia que envolve um conjunto de ações responsáveis por desenvolver, integrar e aprofundar o relacionamento com leads e consumidores, visando, portanto, alavancar a aquisição de novos clientes e fidelizar aqueles que já estão na sua carteira. Assim, com uma régua, você consegue estruturar o passo a passo das ações realizadas entre o prospect e sua organização, mantendo uma comunicação “constante” e assertiva, além de personalizada e atrelada ao perfil do consumidor. 

Desse modo, no WhatsApp, as réguas irão servir como base do planejamento da sua equipa de atendimento para entender quais mensagens serão enviadas, para quem será enviada, qual a linguagem será utilizada e qual o objetivo daquele envio. Dessa forma, há uma maior assertividade e facilidade na comunicação para aqueles que estão em determinado segmento.

É fato que, independente da etapa que a lead esteja no seu funil de vendas, a régua de relacionamento será necessária para personalizar abordagens. Além disso, você também pode utilizar a régua para outras áreas da sua empresa que estão ligadas ao relacionamento, como o marketing. Afinal, é através dele que sua empresa consegue alinhar as estratégias com o seu negócio, visando melhor oferecimento de conteúdo e comunicação. 

Ademais, você precisa compreender a importância da régua de relacionamento como base fundamental na experiência do cliente, principalmente quando trata-se do WhatsApp. Afinal, muitos consumidores querem receber as mensagens certas, no momento certo e de maneira assertiva, evitando assim o envio de mensagens em massa para clientes que estão fora de determinada etapa do funil e acabam recebendo mais conteúdo do que gostariam.

Régua do relacionamento com o cliente. Meets CRM.
Régua do relacionamento com o cliente. Reprodução: www.freepik.com

Abaixo, conheça, de maneira detalhada, os benefícios de uma régua de relacionamento na sua empresa. 

Os benefícios de ter uma régua de relacionamento na minha empresa 

As principais vantagens de seu negócio contar com uma régua de relacionamento são: 

1. Aumento da taxa de conversão 

Inicialmente, é visto que a régua de relacionamento, ou o ajuste dela, causará uma alavancada na taxa de conversão do seu negócio. Isso ocorre devido à nutrição correta das leads, levando, assim, a maior propensão de fechar negócio. Com mensagens e abordagens adequadas, é maior a chance da empresa obter resultados positivos. 

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2. Melhoria na taxa de engajamento

Além disso, observa-se um aumento na taxa de engajamento por parte dos seus consumidores, pois, através da régua de relacionamento ajustada e assertiva, as mensagens enviadas serão vistas como relevantes, melhorando a visão do consumidor sobre o seu negócio. Um envio de conteúdo útil para um consumidor pós-venda, como um e-book gratuito e até mesmo alguns artigos do seu Blog, já pode ser um bom exemplo de como chamar a atenção, provocar engajamento e deixar marcas da sua empresa. 

3. Permite qualificar e segmentar leads 

Ainda pode-se destacar a importância de trabalhar com um CRM e implantar o conceito de régua de relacionamento na sua empresa, visando a qualificação e segmentação das leads. Para isso, além de contar com o software especializado em gerenciamento com o consumidor, seu negócio precisa trabalhar para incentivar as leads a chegarem no fundo do funil de vendas através de ações e conversões

A régua, portanto, vai servir como “guia” ou “termômetro” para as interações assertivas com os consumidores. 

4. Maior fidelização do cliente

Por fim, a régua de relacionamento aumenta a fidelização do cliente com sua marca. É através dela que sua empresa conseguirá criar regularidades de interações, obtendo mais credibilidade e confiança. É importante, para esse tópico, ter sempre em mente que um consumidor satisfeito com seu produto e o atendimento, sempre voltará a fazer negócio com você, afinal, sua empresa também investirá na criação de um relacionamento mais rentável e sólido. 

E a régua de relacionamento do meu WhatsApp?

No WhatsApp da sua empresa, a régua de relacionamento torna-se ainda mais específica, afinal, estão falando de um dos aplicativos de mensagens mais utilizados atualmente, abrangendo mais de 2 bilhões de usuários no mundo. 

Assim, para o alcance de resultados melhores e escaláveis, é essencial que invista-se não apenas no entendimento da régua de relacionamento, mas em um software de CRM. Além disso, é válido salientar, que não adianta querer ter resultados satisfatórios e que estejam de acordo com a régua, se sua empresa não consegue integrar o atendimento pelo WhatsApp com todo o processo de vendas da marca

Você precisa transformar a relação da sua empresa com os clientes!

No primeiro tópico deste artigo, explicamos detalhadamente o conceito de régua de relacionamento. Porém, o que ocorre, na prática, é uma confusão desse conceito com o de régua de comunicação, em que o receptor da sua mensagem torna-se passivo e não reage àquele comando.

Em outras palavras, sua equipa apenas envia diversas mensagens que acreditam que “faz sentido” para o consumidor, contudo ela pode não estar interessada naquele assunto e simplesmente passar a ignorar as mensagens. Dessa forma, quando o WhatsApp poderia ser utilizado de maneira assertiva e como via de mão dupla da comunicação, ele torna-se um canal unilateral

Em uma comunicação cada vez mais dinâmica e humana, estabelecida pelo WhatsApp, faz-se necessário estar cada vez “mais perto” do consumidor para estabelecer um maior impacto, melhorando, portanto, sua lucratividade, o valor da sua marca e o customer success. 

DICA DE LEITURA MEETS: Você sabe como montar sua central de atendimento via WhatsApp? Sabia que sua equipa consegue organizar por origem e tipo de produto que seus clientes desejam? Clique aqui e confira o artigo completo disponível no Blog do Meets!

Mas, afinal, como consigo ajustar minha régua de relacionamento via WhatsApp?

Você já sabe que é preciso investir em um bom relacionamento com seu consumidor pelo WhatsApp, mas, agora, faz-se necessário entender como ajustar a régua de relacionamento da sua equipa para que o aplicativo de mensagens funcione de maneira assertiva e a comunicação com seu consumidor seja benéfica para ambos.

Abaixo, confira alguns pontos necessários para o ajuste da sua régua de relacionamento via WhatsApp, refletindo quais pontos de melhorias você já pode aplicar.

Sua equipa tem como foco a experiência do consumidor dentro da sua empresa? 

Inicialmente, é válido analisar como funciona a estratégia focada na experiência do cliente dentro de seu negócio. Integrando-se ao WhatsApp e uma central de atendimento, a experiência deve ser um dos pontos primordiais, visto que, quando você oferece ao consumidor, desde o primeiro contato, um atendimento personalizado e atrelado às necessidades e desejos, você também facilita o seu processo comercial. 

Portanto, você precisa investir em relacionamentos inteligentes e duradouros com a melhoria da experiência. Pensar sempre no consumidor, suas necessidades e formas de abordagem a depender da etapa do funil e do canal de escolha, são boas escolhas para ajustar sua régua de relacionamento. 

Seu time conta com as ferramentas necessárias para oferecer um bom atendimento via WhatsApp? 

Ademais, é necessário analisar quais são as ferramentas que sua equipa possui para fazer com que a régua de relacionamento possa subir um pouco mais na sua empresa. Por isso, você, como gestor, precisa observar se eles ainda estão estagnados em planilhas de vendas, ou já possuem um sistema de vendas, mas não usam de maneira assertiva. 

O Meets, um CRM de vendas com uma central de atendimento, além de dispor do software para uso das empresas, ainda possui uma apresentação de onboarding e integração da plataforma para todos os colaboradores da equipa, ensinando-os a utilizar de maneira correta, extraindo sempre as informações de maneira automatizada e segura. Além disso, contamos com um suporte para eventuais dúvidas a respeito das integrações ou do funcionamento do CRM em geral. 

É fato, portanto, que você deve oferecer boas ferramentas de trabalho para que seu time possa utilizá-las da melhor forma e deixar de lado as planilhas de vendas e as atividades repetitivas e que diminuam a produtividade

Sua equipa trabalha com automatizações?

A aproximação que um canal como o WhatsApp permite é valiosa para o relacionamento com o consumidor. Mas, você deve trabalhar isso sem pressa e com o consentimento do cliente. 

Além disso, você também pode investir para que dentro do seu WhatsApp, tenham automatizações necessárias para adiantar o processo de atendimento. As mensagens automáticas, por exemplo, facilitarão a segmentação de atendimentos, agilizando no tempo de resposta, na economia do tempo da sua equipa de atendimento e na melhoria do desempenho do time de vendas. 

Assim, as automações permitem que o processo torne-se escalável, garantindo também que as etapas do funil de atendimento sejam devidamente cumpridas. Por que não investir nas automatizações e melhorar seus processos?

Como seu time enxerga as oportunidades que podem ser trabalhadas a longo prazo?

Você também deve analisar os produtos e serviços que sua empresa oferece partindo do entendimento de que se eles possuem ciclos de vidas longínquos, também devem ser sinônimos de oportunidades únicas de relacionamento da marca com o consumidor. É nesse momento, portanto, que sua equipa deve ajustar a régua de relacionamento e centralizá-la no WhatsApp, visando oferecer, através da plataforma de mensagens, um suporte de acordo com a etapa, informações de atualizações, entre outros

São atitudes como essa que agregam valor a sua marca, satisfazendo consumidores e gerando cada vez mais leads. 

Como está o processo de pós-venda na sua empresa? 

Por fim, é imprescindível, para ajustar a régua de relacionamento, que você também avalie o envio de mensagens via WhatsApp no momento de pós-venda. Essa interação com a finalização da venda tem como objetivo coletar feedbacks, manter um relacionamento duradouro e reter clientes. 

Portanto, se você, por exemplo, possui um e-commerce, utilize o WhatsApp para enviar o número de rastreamento e nota fiscal, além de confirmar o recebimento do produto. 

Pós-venda. Meets. CRM.
Pós-venda e régua de relacionamento. Reprodução: www.freepik.com.br

Pronto para ajustar a régua de relacionamento com seu cliente via WhatsApp?

Conseguiu compreender como o ajuste na sua régua de relacionamento será essencial para fidelizar clientes e melhorar a experiência, principalmente via WhatsApp?

Então não perca tempo, analise os processos da sua equipa de atendimento e busque ferramentas que alavancam a produtividade e possuam automatizações. Para isso, conte com o Meets CRM, uma central de atendimento que integra o poder das vendas com as facilidades do WhatsApp para aumentar seu faturamento.

No Meets, além das diversas integrações que ajudam no planeamento da sua equipa, dispõe de automações que facilitam o seu desenvolvimento de estratégias de marketing, otimização e personalização do funil de vendas e centralização das leads. Nossa empresa, atuante em quase 10 anos no mercado, já auxiliou mais de 2000 empresas a aumentarem a conversão e facilitarem o atendimento e organização dos clientes.

Por isso, o nosso sistema comercial não ajudará apenas nas vendas da sua marca, será otimizado também no atendimento, no marketing e na comunicação. Contribuindo com o entendimento dos gestores sobre as leads e acompanhando processos de segmentação, observa-se que as estratégias tornam-se mais assertivas, implementando-as assim com mais segurança.Venha ser nossa próxima case de sucesso! Acesse aqui e faça agora mesmo o teste gratuito na nossa plataforma! Se desejar, clique aqui e entre em contato com a nossa equipa pelo WhatsApp.

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