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Como um bot pode ajudar sua empresa a escalar vendas sem aumentar custos

Tempo de leitura: 7 minutos

Sabes o que é um bot? Conheces como ele pode auxiliar sua empresa a escalar vendas sem aumentar custos, além de alavancar a experiência do consumidor? Neste artigo, compreenda como os robozinhos são essenciais para o seu negócio, principalmente para as melhorias nos processos comerciais e de atendimento. 

Cada vez mais populares nas empresas, os bots, abreviação da palavra inglesa robot (ou robôs, no português), são responsáveis pelas aplicações autônomas e na realização de atividades que estejam pré-determinadas pela sua equipa

Estes robozinhos podem ser utilizados na área de vendas para alavancá-las, no atendimento para agilizar e otimizar, além de atuar também no marketing da sua empresa, sendo responsável por aumentar o engajamento do público, disparar campanhas e alavancar a conversão. 

A Inteligência Artificial, portanto, é aplicada na sua empresa e, além de interagir com o público em tempo real, ela também consegue gerar dados sobre os consumidores para auxiliar a organização a compreender ainda mais o perfil de público e suas dores/necessidades. 

Além disso, é válido destacar que eles também podem ser necessários para dar um suporte qualificado para sua equipa, afinal, será com ele que seu consumidor terá o primeiro contato, podendo facilitar a resolução de determinado problema, visto que, a demanda só irá para o atendimento dos colaboradores se o bot não consegui realmente solucionar de maneira automática. 

Abaixo, conheça os tipos de bots e seus benefícios. 

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Bot para escalar vendas sem aumentar custos. Reprodução: www.freepik.com

Tipos de bot que podem ser úteis para sua empresa 

No mundo dos bots, existem diversos deles que possuem aplicações específicas. Conheça alguns deles: 

1. Chatbot

O chatbot é o primeiro e talvez o mais conhecido dos bots, sendo responsáveis pela parte de conversação em empresas, simulando conversas humanas. Eles são subdivididos em: chatbots otimizadores, chatbots proativos, chatbots sociais, chatbots conversacionais e chatbots de escudo.

2. Bot social

Além disso, tem-se o bot social. Muito utilizado como chatbot, ele auxilia nas operações de mídias sociais, como no uso do Instagram e Facebook, por exemplo. Neste caso, o bot social detém a função de gerar mensagens automáticas e agir como seguidor de usuários. 

Com o avanço das redes, é mais difícil produzir um bot deste tipo para criar contas falsas e atrair seguidores.

3. Bot de loja 

Conhecido como bot de loja, este tipo de robô é responsável pela observação dos padrões dos usuários na navegação de um site para que possa, portanto, criar uma padronização para o seu consumidor. 

Eles também conseguem filtrar os locais de vendas online para facilitar a identificação do melhor preço do produto que o cliente busca. 

4. Bot de monitoramento 

Utilizados no monitoramento da saúde de um sistema ou de um site, visando fornecer informações necessárias sobre interrupções ou problemas do servidor, o bot de monitoramento é essencial para garantir o bom funcionamento do site e identificar bugs e/ou determinados problemas, auxiliando assim a equipa de desenvolvimento.

5. Bots transacionais 

Os bots transacionais são responsáveis por completar transações em nome do ser humano. Neste caso, é empregado muitas vezes no contexto de conversas com a finalidade de operações.

6. Download Bot

Especialmente conectados ao download automático de software ou de aplicativos móveis, o download bot é o último bot desta lista, atribuído ainda na utilização de  manipulação de estatísticas e ajuda ao aplicativo para aparecer no topo de downloads diários.

Afinal, quais os reais benefícios do bot?

Na busca de alcançar nossos objetivos de forma rápida e exemplar, os bots vem como benefícios para:

  • Buscar a comunicação com o visitante do seu site;
  • Automatizar processos;
  • Impulsionar e qualificar suas leads;
  • Realizar pesquisas de mercado;
  • Reduzir custos;
  • Personalizar a experiência do usuário;
  • Integrar as plataformas de mensagens.

E como esses robozinhos conseguem reduzir os custos da minha empresa?

Como citado acima, os chatbots, os bots mais utilizados em empresas, possuem a função de otimizar a comunicação com o cliente, enviando assim mensagens automáticas. Dessa forma, segundo pesquisas, eles são responsáveis por reduzir em até 30% os custos investidos na área de relacionamento com o cliente. A humanização desses chatbots também é peça chave no sucesso da estratégia, otimizando ainda mais a conversação.

O atendimento 24 horas nos 7 dias da semana e sem fila de espera, são algumas das garantias de um chatbot comercial. Dessa forma, por exemplo, você deve observar a diminuição de custos com pessoas em jornada extensas apenas no atendimento. Com isso, você pode colocá-los para integrar posições mais relevantes e que demandem mais conhecimento de estratégias e complexidade, otimizando assim o tempo de trabalho na automação de tarefas repetitivas

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Uma pesquisa de Tecnologia do MIT revelou, que as empresas entrevistadas relataram que a solução de problemas no negócio se tornou 95% mais rápida com os chatbots

Assim, observa-se que o uso dessa ferramenta vem para auxiliar as empresas na integração de um serviço de qualidade disponível 24 horas, além de ser capaz de desenvolver informações e agilizar os processos de vendas.

O chatbot de vendas 

Atrelado a diminuição de custos na sua empresa e visando a alavancada no setor comercial, o chatbot de vendas deve ser seu principal aliado no escalamento. 

O conceito de escalar vendas está diretamente ligado ao entendimento da sua empresa para analisar de onde vem seus melhores clientes. O chatbot comercial, portanto, servirá para a busca assertiva de leads, o agendamento de ligações e follow ups, além de conseguir adicionar dados automaticamente ao seu CRM, coletando informações importantes para otimizar resultados.

Ademais, o bot de vendas conseguirá desenvolver relatórios e simplificar o envio de documentos.
O Meets, um CRM assertivo e desenvolvido, consegue entregar chatbots de vendas integrados à soluções de atendimento e otimização de leads.

E como usar um bot para alavancar as vendas da minha empresa?

Para gerar mais leads e aumentar o engajamento do seu consumidor, o chatbot de vendas precisa ser utilizado de maneira estratégica e assertiva. Confira 5 dicas que preparamos para que você possa utilizar esse robozinho de forma correta e extrair seus diversos benefícios. 

1. Saiba utilizá-lo para melhorar a experiência do cliente

 

Inicialmente, você precisa trabalhar com a premissa de que o consumidor está no centro do seu negócio. Por isso, não adianta investir em um chatbot de vendas se não compreender a jornada e as dores do seu cliente. 

Dessa forma, você deve, antes de integrar o chatbot comercial a sua empresa, compreender o ciclo de vendas do seu negócio, quem é seu público-alvo, por qual meio de comunicação eles mais procuram sua empresa (WhatsApp, Instagram, telefone, site) e quais as dores/necessidades mais encontradas. 

Além disso, atente-se para deixar seu bot “mais humanizado”, ou seja, aposte em um tom de voz mais personalizado da sua marca, com uma uma linguagem mais natural, amigável e positiva, além de aplicar palavras que estimulem a interação do seu cliente com o robô. Por fim, você deve colocar uma identidade visual no seu robô para entregar para o público um rosto mais humanizado, buscando legitimar a sua aproximação com o cliente.

2. Construa fluxos possíveis para que o bot possa trabalhar de maneira assertiva

Além disso, um bot, neste caso de vendas, como citado acima, deve ser integrado e analisado para compreender todos os caminhos possíveis que o cliente pode escolher, desde o seu primeiro contato com a sua empresa. 

Por isso, o bot a ser utilizado precisa estar programado para questionar ao consumidor se ele não precisa de um item que complementa aquele que ele escolhe, por exemplo, ou de qualquer outro que esteja na mesma linha de utilização do produto. Dessa forma, você alavanca a experiência através do bot e oferece atendimento diferenciado. 

Sua empresa também pode focar no bot pós-venda, responsável por tirar possíveis dúvidas dos consumidores ou explicar de maneira ainda mais detalhada como determinado produto/serviço funciona na prática. 

3. Tenha bons argumentos de vendas 

Sua empresa também deve contar com argumentos de vendas nos bots que consigam conquistar o potencial consumidor, fazendo com que ele considere ainda mais a compra do seu produto/serviço. 

Para isso, sua empresa deve focar não apenas em uma, mas em diferentes etapas da conversão que garantam informações assertivas ao consumidor, compreendendo sempre que a solução deve atender as necessidades/dores do cliente.

4. Dê opções assertivas ao perfil do consumidor e ofereça ofertas exclusivas

Você também deve utilizar o bot de vendas para ofertar opções assertivas adequadas ao gosto do seu consumidor, oferecendo ofertas exclusivas para aquele canal. 

Já que o bot diminui seus custos processuais, porque não oferecer vantagens ao cliente, como frete grátis? Esse tipo de ação gera, rapidamente, um aumento na taxa de conversão e garante uma boa experiência de compra pelo bot, podendo ser indicado a outra pessoa por seu cliente, por exemplo. 

Investir em um bot que trabalha com atendimento personalizado, inovação e otimiza suas estratégias de vendas e atendimento, com certeza é uma das escolhas mais assertivas que sua empresa pode fazer para alavancar as vendas, facilitando a vida e segurança do comprador. 

5. Alinhe as estratégias com suas equipas

Por fim, você não deve deixar de alinhar as estratégias de utilização do bot com suas equipas de marketing e vendas, afinal, eles devem contar com o robozinho para auxiliar no processo comercial.

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Bot alinhado com suas equipas para vender mais e melhorar a experiência do consumidor. Reprodução: www.freepik.com

Converse para que os times observem o robô não como uma ameaça para a rotina de trabalho, mas sim como um ponto de vantagem para facilitar processos e estabelecer atendimentos mais ágeis e certeiros. Além disso, sua equipa de marketing pode não apenas observar e traçar um perfil mais detalhado do consumidor, como pode contribuir para a criação do bot ainda mais com a “cara” da sua marca, sendo assertivo tanto no layout como na utilização da linguagem. 

Conte com o Meets CRM para aplicar um bot completo para sua empresa!

Utilize bem os chatbots para conseguir alcançar ainda mais consumidores com mensagens automáticas e humanizadas.

Leve em consideração a união de um bot especial, uma plataforma multicanal com integração do WhatsApp e um CRM profissional e de suporte, como o Meets, para alavancar suas vendas e desenvolver ainda mais leads, podendo aumentar suas taxas de conversões e melhorando sua comunicação com o cliente. 

Nossa empresa, atuante em quase 10 anos no mercado, já auxiliou mais de 2000 empresas a aumentarem a conversão e facilitarem o atendimento e organização dos clientes.  

O nosso sistema comercial não ajudará apenas nas vendas da sua marca, será otimizado também no atendimento, no marketing e na comunicação. Contribuindo com o entendimento dos gestores sobre as leads e acompanhando processos de segmentação, observa-se que as estratégias tornam-se mais assertivas, implementando-as assim com mais segurança. Venha ser nossa próxima case de sucesso! Acesse aqui e faça agora mesmo o teste gratuito na nossa plataforma! Se desejar, clique aqui e entre em contato com a nossa equipa pelo WhatsApp.

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