Já ouvistes falar sobre o marketing de entrada? Conheces qual o objetivo, vantagens e como inserir na vossa empresa para alavancar os resultados? Sabe a diferença deste tipo de marketing para o que está relacionado ao de saída? Neste artigo, conhecerás tu o que é o marketing de entrada, além de estratégias para que comeces agora a colocá-lo em prática junto a vossa equipa!
Compreendendo o fluxo organizacional das empresas e visando sempre o bom desenvolvimento, é fato que todo e qualquer negócio quer aumentar a geração de leads e, consequentemente, alavancar as vendas. Contudo, para que isso ocorra de maneira assertiva, é necessário que a vossa empresa precise de estratégias eficazes que atraiam os clientes, utilizando-se, portanto, de técnicas digitais que estejam ligadas ao conhecimento do público-alvo.
O marketing de entrada é uma das maneiras em que a empresa deve começar a investir para impulsionar a criação de conteúdo e a atração de consumidores. Ele consiste, portanto, na estratégia de tornar mais fácil para que os potenciais consumidores descubram, de maneira orgânica, sobre o vosso produto/serviço, através da divulgação de conteúdos assertivos e que agreguem valor ao longo do processo de compra.
Além disso, é válido destacar que este tipo de marketing também servirá não apenas para criar lealdade e reconhecimento a marca, mas será válido para informar e educar vossos leitores à medida que eles criam interesse sobre os produtos ou serviços oferecidos.
Para o bom uso do marketing de entrada, as empresas utilizam os meios digitais visando o desenvolvimento do relacionamento personalizado, marco principal para a escolha de uma empresa para o consumidor atual, afinal, antes de fazer negócio com vossa empresa, provavelmente ele buscará referências em sites e nas mídias sociais.
Assim, é necessário a correta utilização e produção de conteúdo eficaz não apenas para o Blog, mas para o Instagram, Facebook, Tik Tok, Twitter e até mesmo no LinkedIn para que, dessa forma, os consumidores analisem o perfil da marca e compreendam mais sobre a forma que funciona vosso produto, o que outras pessoas estão falando dele e até mesmo como é o relacionamento com os clientes, por exemplo.
Com o uso das mídias sociais, observa-se que há uma facilidade de comunicação direta com o público-alvo do vosso negócio, oferecendo assim um atendimento personalizado para o cliente, além de tornar a produção de conteúdo cada vez mais estratégica e assertiva de acordo com as dores/necessidades encontradas antes e durante o ciclo de vendas.
Abaixo, confira a diferença entre marketing de entrada e marketing de saída, além de 5 estratégias essenciais de conteúdo para a vossa empresa começar a pôr em prática.
Por que escolher o marketing de entrada?
Antes de compreender a diferença de marketing de entrada e de saída, é necessário analisar a importância de integrar, na prática, este conceito a vossa empresa.
O marketing de entrada quando bem trabalhado em vosso negócio, consegue aumentar a credibilidade, conhecimento, visibilidade e a confiança do cliente na marca. Além disso, haverá um aumento no tráfego orgânico e nas leads qualificadas, diminuindo assim os custos e alavancando o retorno.
Por fim, ele será essencial para educar clientes potenciais no meio digital e aumentar a satisfação deles dentro do vosso negócio. O ROI (Return on Investment, ou Retorno Sobre o Investimento, no português) e outras métricas, como ROAS (Return On Advertising Spend ou Retorno Sobre o Investimento em Publicidade, na tradução para a língua portuguesa), também ficaram mais fáceis de mensurar.
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Marketing de entrada x Marketing de saída
O marketing de saída está ligado diretamente a estratégia que empresas utilizam para chamar, de maneira intensa, a atenção do consumidor, visando apenas convencer a realizar uma venda, mesmo que ele não possua interesse.
Esta técnica é antiga e consiste em “interromper” e/ou “empurrar” através do uso da publicidade paga. Ela é utilizada nos canais mais tradicionais do marketing, como comerciais em rádio e TV, outdoors e anúncios físicos, e até mesmo chamadas de vendas de saída.
O marketing de entrada, além de ser feito de maneira mais orgânica, possui menos custos e trabalha efetivamente para atrair o consumidor que busca vosso produto/serviço. Além disso, desenvolvendo conteúdo digital e direcionado as necessidades do cliente, você aumenta as chances de conversão e otimiza o trabalho da sua equipa, afinal, ela utilizará o tempo para investir em clientes que realmente estão interessados e a fim de sanar uma necessidade com o uso do produto/serviço.
Em resumo e de maneira simplificada, investir em marketing de entrada facilitará processos e será mais eficaz para atingir resultados, afinal, ele possui menos custos a vossa empresa, é escrito de acordo com as necessidades do cliente, é pautado na comunicação bidirecional, em canais digitais e de maneira orgânica.
5 estratégias de conteúdo para você impulsionar seu marketing de entrada
Agora, compreenda as maneiras de abordar, de maneira estratégica, o marketing de conteúdo no vosso negócio. Comece agora a implementar no dia a dia da empresa para atrair mais clientes e fechar mais vendas.
1. Defina quem é seu público-alvo e quais as dúvidas e necessidades que eles buscam
Esta não é, necessariamente, uma estratégia de conteúdo, mas é essencial para o marketing da vossa empresa funcionar de maneira assertiva. Portanto, inicialmente, precisas definir bem quem é que seu conteúdo deve impactar e quem é o cliente. Questione-se, por exemplo, de como conseguirás atraí-lo e convencer que vosso produto/serviço é competitivo no mercado e que tem valor.
Por isso, antes de pensar no conteúdo, observe as necessidades que ele deve abranger de acordo com as dores do consumidor. Não adianta investir pesado em produção de conteúdo se não sabes o que o cliente quer e acha útil!
Deves, portanto, praticar a escuta ativa com vossos potenciais consumidores para entender o que eles esperam encontrar lendo vosso conteúdo, quais os questionamentos mais recorrentes e até mesmo saber o que ele achou do que já foi apresentado pela vossa empresa até o momento.
2. Acompanhe diariamente as mídias sociais da vossa empresa
Após compreender o cliente e iniciar a personalização do conteúdo de acordo com as necessidades do vosso consumidor, seu marketing de entrada também tem que estar voltado ao acompanhamento diário das suas mídias sociais.
Podes estar se questionando a importância desta estratégia, certo? Esse planeamento está diretamente ligado a entrega de conteúdo que o consumidor vai preferir de acordo com o que vossa empresa publicou. Deixe-me ser mais claro.
Imagine, por exemplo, que tu fazes um reels para o Instagram abordando certa perspectiva de uma forma que chamou mais atenção daquele prospect. Tal abordagem também pode ser utilizada outras vezes e continuar funcionando, por conta disso, vossa equipa precisa acompanhar os dados daquelas publicações que obtiveram mais interações, mais comentários e mais compartilhamentos.
Se uma postagem recebeu mais visualizações do que outras, porque não a estudar e compreender o que fez com que ela chegasse aqueles números? Essa iniciativa será importante para que seu marketing de entrada não apenas sirva para atrair prospects, mas para iniciar sua conversão dentro de um possível funil de marketing.
Também indicamos que vosso time de marketing fique sempre alerta em relação as novas perspectivas relacionadas a mídias sociais. Recentemente, por exemplo, Mark Zuckerberg criou uma nova rede social que se assemelha com as características do Twitter, vossa equipa já começou a explorá-la? E a IA? Você já faz uso da Inteligência Artificial no vosso marketing?
3. Aproveite os seguidores engajados para gerar leads e vendas
Além disso, você também deve tentar construir uma sequência engajada de publicações nas suas mídias sociais, e a estratégia anterior também pode te ajudar nesse fator.
Assim, no marketing de entrada, deves investir no engajamento para que vosso conteúdo esteja alinhado as expectativas do cliente e, dessa forma, ele também possa divulgar as publicações de maneira espontânea, realizando um marketing “boca a boca”, mas em vias digitais.
Fidelizando e propondo postagens estratégicas, além de ganhar seguidores, tu também faz vendas!
4. Alinhe o marketing de entrada com o remarketing
Também deves aliar as estratégias de marketing de entrada com a de remarketing.
O remarketing, resumidamente, consiste em uma estratégia de marketing digital para “fazer marketing novamente”. Imagine, por exemplo, que uma lead conheceu a vossa empresa através de uma pesquisa no Google ou Facebook e demonstrou interesse em alguns produtos.
Por algum motivo, ela desistiu no meio do caminho da compra e é nesse momento que o remarketing entra. Com essa estratégia, um anúncio Google, por exemplo, mostrará mais uma vez aqueles mesmos produtos ou semelhantes que estão no seu site. É comum que os anúncios apareçam também em redes sociais, como no Feed do Instagram e do Facebook.
O marketing de entrada então, servirá, principalmente, para fortalecer seu remarketing e alavancar a conversão das leads que estão retornando o contato com vossa empresa para fechar negócio.
5. Utilize um CRM assertivo para organizar os dados da vossa empresa
Por fim, você deve contar com um CRM assertivo para armazenar vossos dados com segurança e gerenciar as leads, analisando e monitorando as informações importantes sobre as oportunidades.
O software também será essencial para nutrição e acompanhamento das leads. Segundo estatísticas, quem aposta na nutrição de leads consegue gerar 50% a mais de leads qualificados para vendas, ao invés de 33% em relação a outros recursos que possuem um custo menor.
A automação de marketing, disponível no Meets CRM, utiliza da tecnologia para automatizar e otimizar algumas atividades relacionadas ao vosso marketing. O objetivo da automação é deixar com que todo esse processo se torne simples, mas eficaz. Assim, trabalhas bem sua persona, entrega conteúdo personalizado e assertivo, tem menos esforço para a equipa e reduz custos, além de armazenar as informações e tratá-las corretamente em um funil de vendas.
Pronto para implementar o marketing de entrada assertivamente no negócio e alavancar as vendas?
Compreendeu como trabalhar o marketing de entrada melhora os processos da sua marca, alavanca a conversão e acelera os resultados? Então não perca tempo, alinhe-se com sua equipa de marketing e inicie utilizando as 5 estratégias apontadas acima.
Também não deixe de contar com o Meets CRM para ajudar a vossa empresa a centralizar dados, melhorar o atendimento, descomplicar o processo de vendas e facilitar o andamento dos processos relacionados ao marketing de entrada.
No Meets, além das diversas integrações que ajudam no planeamento das vossas equipas, dispomos de automações que facilitam o seu desenvolvimento de estratégias de atendimento e marketing, com otimização, personalização do funil de vendas e centralização das leads. Nossa empresa, atuante em mais de 10 anos no mercado, já auxiliou mais de 2000 empresas a aumentarem a conversão e facilitarem o atendimento e organização dos clientes.
Por isso, o nosso software não ajudará apenas no marketing da vossa marca, será otimizado também na área de vendas, no atendimento e na comunicação. Contribuindo com o entendimento dos gestores sobre as leads e acompanhando processos de segmentação, observa-se que as estratégias tornam-se mais assertivas, implementando-as assim com mais segurança. Venha ser nossa próxima case de sucesso! Acesse aqui e faça agora mesmo o teste gratuito na nossa plataforma! Se desejar, clique aqui e entre em contacto com a nossa consultora pelo WhatsApp.
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