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Como construir um funil de vendas efectivo com marketing de entrada

Tempo de leitura: 7 minutos

Já ouvistes falar em marketing de entrada? Conheces o que é um funil de vendas? E se juntar ambos os conceitos para alavancar as vendas e construir um pipeline assertivo para implementar na vossa empresa? Neste artigo, conhecerás o que é o marketing de entrada, além de estratégias para que possa aliar com o funil de vendas e atendimento.

Inicialmente, assim que compreendes o fluxo organizacional das empresas, observas que, visando sempre o bom desenvolvimento, há um objetivo de aumentar, de fato, a geração de leads para, consequentemente, alavancar as vendas? A partir deste ponto, sabes que para que isso ocorra de maneira assertiva, é necessário que a vossa empresa precise de estratégias eficazes que atraiam os clientes, usando  técnicas digitais que estejam ligadas ao conhecimento do público-alvo, além de um funil de vendas assertivo e personalizado ao vosso negócio? 

Dessa forma, o marketing de entrada é uma das maneiras em que a empresa deve começar a investir para impulsionar a criação de conteúdo e a atração de consumidores. Ele consiste, portanto, na estratégia de tornar mais fácil para que os potenciais consumidores descubram, de maneira orgânica, sobre o vosso produto/serviço, através da divulgação de conteúdos assertivos e que agreguem valor ao longo do processo de compra. 

Além disso, é válido destacar que este tipo de marketing também servirá não apenas para criar lealdade e reconhecimento a marca, mas será válido para informar e educar vossos leitores à medida que eles criam interesse sobre os produtos ou serviços oferecidos. 

Atrelado a ele, o funil de vendas, uma das ferramentas mais importante para o marketing e vendas de empresas, vem para auxiliar no acompanhamento da jornada do cliente dentro da vossa empresa. A jornada nos mostra detalhadamente as etapas de aprendizado e descoberta, reconhecimento de um problema e consideração de uma solução, finalizando com a decisão de compra.

Assim, o pipeline tem como objetivo auxiliar na melhoria da conversão das leads, principalmente na tratativa de informações e dados que estão disponíveis em um software de CRM, para que o entendimento do relacionamento com o consumidor, desde o primeiro contacto até o momento de finalização da venda, seja eficaz, assertivo e benéfico.

Funil de vendas e marketing de entrada. Meets.
Funil de vendas e marketing de entrada. Reprodução: https://br.freepik.com/

Interligado ao marketing de entrada, o funil de vendas é peça fundamental para que entendas o nível de maturidade e conhecimento do cliente a respeito do vosso negócio. Como o marketing de entrada serve para fornecer conteúdos digitais, até mesmo de acordo com o nível de interação, desde o primeiro contacto até o fechamento da venda, o funil também aplica-se a trabalhar com uma análise efetiva a respeito das reais necessidades que aquele visitante chega as vossas mídias e site. 

Abaixo, confira mais sobre o funil de vendas e compreenda como a integração com o marketing de entrada pode alavancar resultados e facilitar processos de atendimento e marketing. 

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A estrutura de um funil de vendas 

Antes de entenderes sobre o marketing de entrada alinhado ao funil, é necessário que tu tenhas uma análise mais abrangente do conceito do pipeline. Dessa maneira, conheça abaixo a estrutura de um funil de vendas e como ela pode ser adaptada para se adequar a um funil de conteúdo.

Topo do funil

Neste primeiro momento, em um funil de vendas, o foco é trabalhar de maneira assertiva a prospecção, responsável por posicionar as empresas a frente do vosso público-alvo, visando impulsionar a imagem e o reconhecimento da marca, facilitando para que o consumidor reconheça que possui um problema que deve ser solucionado.

Para esta primeira etapa no funil de conteúdo, que deve ser integrado a vossa estratégia de marketing de entrada, a proposta é focar na atração, oferecendo ao vosso cliente alguns conteúdos que devem estar disponíveis para fácil acesso, instigando assim a curiosidade e despertando o desejo de conhecer o produto/serviço. 

As estratégias nesta etapa podem focar mais em produção de conteúdo no blog, mídias sociais, podcasts e até mesmo infográficos. Como a própria simbologia do funil representa nesta primeira parte (topo mais largo), tem-se, portanto, uma abordagem que estará voltada a uma perspectiva mais ampla para atender a necessidade dos prospects. Também é importante que tenhas em mente que nem todas as leads dessa etapa avançam para as seguintes.

Meio do funil

Para esta fase, em um funil de vendas, terás uma abordagem voltada para a captação daqueles consumidores que já passaram pelo topo e reconhecem que possuem um problema/necessidade e o vosso produto ou serviço pode ser a solução.

Neste caso, o objetivo principal será converter o tráfego alcançado no primeiro estágio do funil. Para o funil de conteúdo, aqui é deves trabalhar em uma perspectiva mais voltada a informação, ofertando mais detalhes das possíveis soluções que a persona procura, mas sem vender o vosso produto. 

Aqui, tanto para o funil de vendas quanto o de conteúdo, o investimento deve ser em um relacionamento da forma mais qualificada possível, ouvindo e compreendendo as dores e produzindo conteúdos, como landing pages e ebooks, que serão atrativos e essenciais para convencer o prospect. 

Nessa etapa, em ambos os funis, deve ter o máximo de dados possíveis dos consumidores para facilitar ainda mais a tratativa e a produção dos conteúdos. Dessa forma, consegues personalizar ainda mais, ofertando assertividade na informação e prospecção do cliente. 

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Fundo do funil 

Por fim, o fundo do funil de vendas estará diretamente ligado ao convencimento do consumidor. Aqui, vossos clientes já reconhecem o problema, demonstram interesse na marca, foram convertidos em leads cadastrados no vosso banco de dados do CRM, mas ainda não finalizaram com uma decisão de compra. Desse modo, precisas fazer com que o vosso cliente em potencial tenha uma motivação final para o fechamento do negócio.

No funil de conteúdo, esta etapa é imprescindível para que vossa marca mostre ao consumidor como está bem posicionada diante do mercado, ganhando assim autoridade. Para isso, é necessário investir em conteúdos que reforcem isto, como webinars e cases de sucesso da vossa empresa, que aumentem a confiança e reforcem o fechamento do negócio/concretização da compra.

E como construir um funil de vendas efetivo com o marketing de entrada?

Agora que compreendeste melhor o conceito e etapas do funil de vendas que precisas empregar no vosso negócio, confira abaixo 4 dicas importantes e necessárias para que ele esteja integrado assertivamente a vossa estratégia de marketing de entrada. 

1. Defina vossa estratégia de conteúdo 

Inicialmente, vosso negócio precisa trabalhar para definir a estratégia de marketing de entrada que precisa ser implantada para gerar bons conteúdos e leads para vosso funil de vendas. Aqui, tu deves apostar em conteúdos para os meios digitais que sejam relevantes, criativos e tenham bom posicionamento no buscador

Além disso, definindo seus objetivos e construindo a buyer persona, consegues acelerar o processo de vendas, tornar-se referência na área e reduzir o CAC (Custo de Aquisição de Clientes).

2. Mapeie a jornada do consumidor dentro da vossa empresa 

Ademais, deves compreender e mapear a jornada de compra do cliente dentro do vosso funil de vendas para aplicar facilmente no marketing de entrada. Desta forma, começas a entender mais um pouco das etapas que o vosso cliente vai passar (aprendizado e descoberta de uma necessidade; reconhecimento de um problema; consideração da solução; decisão de compra) e quais as estratégias de vendas, atendimento e marketing necessárias para cada estágio.

A partir daí, vossa empresa cria um relacionamento mais sólido com os clientes, produz conteúdos de marketing mais assertivos, diminui o tempo de negociação e aumenta a produtividade da sua equipa.

3. Analise vosso lead scoring 

Além disso, deves analisar, de maneira detalhada e atenta, o lead scoring. Em outras palavras, precisas compreender este processo que é responsável por classificar os vossos clientes em potencial com pontos. Na empresa, esses pontos são importantes para determinar quem está pronto ou não para realizar a compra.

Resumidamente, atrelando estes dados ao funil de vendas, consegues, junto à vossa equipa de marketing, atrair um grande número de leads para a empresa, posteriormente trabalhando para qualificá-los. Dessa forma, vosso time de vendas não vai perder tempo com pessoas que não estão prontas para comprar e não terão que ter mais trabalho para gerar novas leads

4. Tenha sempre um CRM para ajudar a otimizar dados e informações

Por fim, tu deves contar com um CRM assertivo, como o Meets, para armazenar vossos dados com segurança e gerenciar as leads, analisando e monitorando as informações importantes sobre as oportunidades.

O software também será essencial para nutrição e acompanhamento das leads. Segundo estatísticas, quem aposta na nutrição de leads consegue gerar 50% a mais de leads qualificados para vendas, ao invés de 33% em relação a outros recursos que possuem um custo menor. 

A automação de marketing, por exemplo, utiliza da tecnologia para automatizar e otimizar algumas atividades relacionadas ao vosso marketing. O objetivo da automação é deixar com que todo esse processo se torne simples, mas eficaz. Assim, quando trabalhas bem vossa persona, entregas conteúdo personalizado e assertivo, obtendo menos esforço para a equipa e reduzindo custos, além de ter as informações armazenadas, podendo tratá-las corretamente em um funil de vendas.

Conseguiste compreender como a estruturação assertiva de um funil de vendas facilita o marketing de entrada?

Compreendeu como trabalhar o marketing de entrada junto com o funil de vendas, irá melhorar os processos da vossa marca, alavancar as estratégias comerciais e acelerar os resultados? Então não perca tempo, alinhe-se com a vossa equipa de marketing e vendas e inicie utilizando as 4 dicas apontadas acima

Também não deixe de contar com o Meets CRM para ajudar a vossa empresa a centralizar dados, melhorar o atendimento, descomplicar o processo de vendas e facilitar o andamento dos processos relacionados ao marketing de entrada.

No Meets, além das diversas integrações que ajudam no planeamento das vossas equipas, dispomos de automações que facilitam o desenvolvimento de estratégias de atendimento e marketing, com otimização, personalização do funil de vendas e centralização das leads. Nossa empresa, atuante em mais de 10 anos no mercado, já auxiliou mais de 2000 empresas a aumentarem a conversão e facilitarem o atendimento e organização dos clientes.

Por isso, o nosso software não ajudará apenas no marketing e vendas da vossa marca, será otimizado também no atendimento, no suporte e na comunicação. Contribuindo com o entendimento dos gestores sobre as leads e acompanhando processos de segmentação, observa-se que as estratégias tornam-se mais assertivas, implementando-as assim com mais segurança. Venha ser nosso próximo case de sucesso! Acesse aqui e faça agora mesmo o teste gratuito na nossa plataforma! Se desejar, clique aqui e entre em contacto com a nossa consultora pelo WhatsApp.

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