Como construir um funil de vendas efectivo com marketing de entrada

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Tempo de leitura: 6 minutos

Já ouvistes falar em marketing de entrada? Conheces o que é um funil de vendas? E se juntar ambos os conceitos para alavancar as vendas Já ouviste falar em marketing de entrada? Sabes o que é um funil de vendas? E se juntarmos ambos os conceitos para impulsionar as vendas e construir um pipeline eficaz para a tua empresa? Neste artigo, vais compreender o que é o marketing de entrada e como o podes integrar com o funil de vendas e o atendimento ao cliente.

Quando analisamos o funcionamento das empresas, percebemos que o principal objetivo é gerar mais leads e aumentar as vendas. Para que isso aconteça de forma estratégica, é essencial aplicar métodos que atraiam o público certo. É aqui que entra o marketing de entrada, uma abordagem que aposta na criação de conteúdos relevantes e personalizados para captar a atenção dos potenciais clientes.

Esta estratégia facilita que o consumidor descubra, de forma orgânica, os produtos ou serviços da tua marca, criando uma relação de confiança desde o primeiro contacto. Além disso, ajuda a educar e informar o público, fortalecendo o reconhecimento e a fidelização à marca.

Paralelamente, o funil de vendas — uma ferramenta indispensável para as áreas de marketing e vendas — permite acompanhar cada etapa da jornada do cliente: desde a descoberta. Passando pela identificação de necessidades, até à decisão de compra.

O pipeline, integrado a um software de CRM, organiza as informações e melhora a conversão das leads, garantindo um relacionamento mais assertivo e eficaz com o consumidor.

Em conjunto, o marketing de entrada e o funil de vendas tornam-se aliados poderosos para compreender o nível de maturidade do cliente, otimizar o atendimento e acelerar os resultados comerciais.

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A estrutura de um funil de vendas 

Antes de entenderes sobre o marketing de entrada alinhado ao funil, é necessário que tu tenhas uma análise mais abrangente do conceito do pipeline. Dessa maneira, conheça abaixo a estrutura de um funil de vendas e como ela pode ser adaptada para se adequar a um funil de conteúdo.

Topo do funil

Neste primeiro momento, num funil de vendas, o foco é trabalhar de forma assertiva a prospeção. Esta etapa é responsável por posicionar as empresas à frente do vosso público-alvo, impulsionando a imagem e o reconhecimento da marca. Assim, o consumidor percebe que possui um problema que precisa ser resolvido.

Para esta primeira fase do funil de conteúdo, que deve estar integrada à vossa estratégia de marketing de entrada, a proposta é concentrar-se na atração. O objetivo é oferecer ao vosso cliente conteúdos de fácil acesso, capazes de despertar curiosidade e incentivar o interesse em conhecer o produto ou serviço.

As estratégias nesta etapa podem centrar-se na produção de conteúdo para o blog, nas redes sociais, em podcasts ou até em infográficos. Como a simbologia do funil representa nesta parte inicial — o topo mais largo —, a abordagem deve ser mais ampla, atendendo a diferentes perfis de prospects. Também é importante ter em mente que nem todas as leads desta fase avançam para as seguintes.

Meio do funil

Para esta fase, num funil de vendas, terás uma abordagem focada na captação dos consumidores que já passaram pelo topo. Eles reconhecem que possuem um problema ou necessidade, e o vosso produto ou serviço pode ser a solução ideal.

Neste caso, o objetivo principal será converter o tráfego alcançado no primeiro estágio do funil. Para o funil de conteúdo, deves trabalhar numa perspetiva voltada para a informação. É importante oferecer mais detalhes sobre as possíveis soluções que a persona procura, mas sem vender diretamente o vosso produto.

Aqui, tanto no funil de vendas como no de conteúdo, o investimento deve estar centrado num relacionamento o mais qualificado possível. Ouvir e compreender as dores do público é essencial, bem como produzir conteúdos como landing pages e ebooks. Estes materiais serão atrativos e fundamentais para convencer o prospect.

Nesta etapa, em ambos os funis, é necessário reunir o máximo de dados possível sobre os consumidores. Isso facilitará a tratativa e a produção dos conteúdos. Assim, consegues personalizar ainda mais as ações, oferecendo assertividade na informação e na prospeção do cliente.

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Fundo do funil 

Por fim, o fundo do funil de vendas estará diretamente ligado ao convencimento do consumidor. Aqui, vossos clientes já reconhecem o problema, demonstram interesse na marca, foram convertidos em leads cadastrados no vosso banco de dados do CRM, mas ainda não finalizaram com uma decisão de compra. Desse modo, precisas fazer com que o vosso cliente em potencial tenha uma motivação final para o fechamento do negócio.

No funil de conteúdo, esta etapa é imprescindível para que vossa marca mostre ao consumidor como está bem posicionada diante do mercado, ganhando assim autoridade. Para isso, é necessário investir em conteúdos que reforcem isto, como webinars e cases de sucesso da vossa empresa, que aumentem a confiança e reforcem o fechamento do negócio/concretização da compra.

E como construir um funil de vendas efetivo com o marketing de entrada?

Agora que compreendeste melhor o conceito e etapas do funil de vendas que precisas empregar no vosso negócio, confira abaixo 4 dicas importantes e necessárias para que ele esteja integrado assertivamente a vossa estratégia de marketing de entrada. 

1. Defina vossa estratégia de conteúdo 

Inicialmente, vosso negócio precisa trabalhar para definir a estratégia de marketing de entrada que precisa ser implantada para gerar bons conteúdos e leads para vosso funil de vendas. Aqui, tu deves apostar em conteúdos para os meios digitais que sejam relevantes, criativos e tenham bom posicionamento no buscador

Além disso, definindo seus objetivos e construindo a buyer persona, consegues acelerar o processo de vendas, tornar-se referência na área e reduzir o CAC (Custo de Aquisição de Clientes).

2. Mapeie a jornada do consumidor dentro da vossa empresa 

Ademais, deves compreender e mapear a jornada de compra do cliente dentro do vosso funil de vendas para aplicar facilmente no marketing de entrada. Desta forma, começas a entender mais um pouco das etapas que o vosso cliente vai passar (aprendizado e descoberta de uma necessidade; reconhecimento de um problema; consideração da solução; decisão de compra) e quais as estratégias de vendas, atendimento e marketing necessárias para cada estágio.

A partir daí, vossa empresa cria um relacionamento mais sólido com os clientes, produz conteúdos de marketing mais assertivos, diminui o tempo de negociação e aumenta a produtividade da sua equipa.

3. Analise vosso lead scoring 

Além disso, deves analisar, de maneira detalhada e atenta, o lead scoring. Em outras palavras, precisas compreender este processo que é responsável por classificar os vossos clientes em potencial com pontos. Na empresa, esses pontos são importantes para determinar quem está pronto ou não para realizar a compra.

Resumidamente, atrelando estes dados ao funil de vendas, consegues, junto à vossa equipa de marketing, atrair um grande número de leads para a empresa, posteriormente trabalhando para qualificá-los. Dessa forma, vosso time de vendas não vai perder tempo com pessoas que não estão prontas para comprar e não terão que ter mais trabalho para gerar novas leads

4. Tenha sempre um CRM para ajudar a otimizar dados e informações

Por fim, tu deves contar com um CRM assertivo, como o Meets, para armazenar vossos dados com segurança e gerenciar as leads, analisando e monitorando as informações importantes sobre as oportunidades.

O software também será essencial para nutrição e acompanhamento das leads. Segundo estatísticas, quem aposta na nutrição de leads consegue gerar 50% a mais de leads qualificados para vendas, ao invés de 33% em relação a outros recursos que possuem um custo menor. 

A automação de marketing, por exemplo, utiliza da tecnologia para automatizar e otimizar algumas atividades relacionadas ao vosso marketing. O objetivo da automação é deixar com que todo esse processo se torne simples, mas eficaz. Assim, quando trabalhas bem vossa persona, entregas conteúdo personalizado e assertivo, obtendo menos esforço para a equipa e reduzindo custos, além de ter as informações armazenadas, podendo tratá-las corretamente em um funil de vendas.

Conseguiste compreender como a estruturação assertiva de um funil de vendas facilita o marketing de entrada?

Compreendeu como trabalhar o marketing de entrada junto com o funil de vendas pode melhorar os processos da vossa marca, alavancar as estratégias comerciais e acelerar os resultados? Então, não perca tempo. Alinhe-se com a vossa equipa de marketing e vendas e comece já a aplicar as quatro dicas apontadas acima.

Além disso, não deixe de contar com o Meets CRM para ajudar a vossa empresa a centralizar dados, melhorar o atendimento e simplificar o processo de vendas. A plataforma também facilita o andamento dos processos relacionados com o marketing de entrada.

No Meets, para além das diversas integrações que apoiam o planeamento das vossas equipas, dispomos de automações que otimizam o desenvolvimento de estratégias de atendimento e marketing. Oferecemos personalização do funil de vendas e centralização das leads, tornando os processos mais ágeis e eficientes. A nossa empresa, com mais de dez anos de atuação no mercado, já auxiliou mais de duas mil empresas a aumentarem a conversão e a melhorarem o atendimento e a organização dos clientes.

Por isso, o nosso software não contribui apenas para o marketing e as vendas da vossa marca. Ele também otimiza o atendimento, o suporte e a comunicação interna. Ao facilitar o entendimento dos gestores sobre as leads e acompanhar os processos de segmentação, as estratégias tornam-se mais assertivas. Implementá-las passa a ser mais seguro e eficiente.

Venha ser nosso próximo case de sucesso! Acesse aqui e faça agora mesmo o teste gratuito na nossa plataforma! Se desejar, clique aqui e entre em contacto com a nossa consultora pelo WhatsApp.

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