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Como escolher e implementar as melhores ferramentas de IA para vosso negócio?

Tempo de leitura: 9 minutos

Como escolher e implementar as melhores ferramentas de IA para vosso negócio? 

O mundo vem vivenciando, a cada dia que se passa, novas transformações em tecnologias voltadas à informação e comunicação.

Esse processo se torna cada vez mais acelerado e os impactos vêm sendo sentidos em todos os âmbitos de uma sociedade.

No meio empresarial isso não é diferente.

As empresas sentem a necessidade de renovar as práticas diárias, deixando de lado tarefas lentas e manuais e investindo na automação.

Nos dias presentes, muito se conversa sobre a IA, uma nova tendência que, na verdade, é subdividida em múltiplas tendências. 

A era das ferramentas de IA chegou e os seus impactos estão a ser sentidos em todos os cantos do mundo

Desde assistentes de voz em telemóveis, até redes neurais profundas que alimentam carros autônomos, a IA está redefinindo a maneira como vivemos, trabalhamos e interagimos com a tecnologia

Logo, o que antes era considerado ficção científica é, agora, uma realidade mais do que presente e a IA está a evoluir a um ritmo surpreendente.

Diante deste cenário, com a afirmação cada dia mais surpreendente da IA entre nós, as empresas passaram a abraçar as melhores ferramentas de IA para os negócios, pensando, sobretudo, em promover mais dinamismo, rapidez e facilidades em suas práticas.

Porém, são muitas as ferramentas de IA situadas no mercado e a vossa empresa não pode simplesmente utilizar qualquer uma a partir de uma escolha aleatória acreditando que isso significa progresso.

Assim, qualquer implementação de uma tecnologia em vosso negócio deve ser bem pensado e analisado, de forma que continue efetivamente para o alcançar dos objetivos empresariais.

Pensando nisso, como escolher as melhores ferramentas de IA para vosso negócio?

Este é o questionamento que o artigo se baseia e iremos ajudar vossa empresa a fazer a melhor escolha.

Está interessado em aprender mais sobre o tema? Continue a leitura e aproveite nosso conteúdo.

ferramentas de IA Meets
Reprodução: https://br.freepik.com/

Primeiramente, o que é IA? 🤖

Para iniciar nosso artigo, é importante, antes de tudo, sabermos o que é IA.

IA, na verdade, nada mais do que uma sigla para Inteligência Artificial.

Geralmente, a sigla pode vir também na composição AI, que faz referência ao termo na língua inglesa, “Artificial Intelligence”. 

Sobre o seu significado, de maneira sintetizada, entendemos que a IA é um campo da ciência da computação que se concentra no desenvolvimento de sistemas e tecnologias que podem executar tarefas que normalmente requerem inteligência humana para serem realizadas

Entre essas tarefas estão a aprendizagem, o raciocínio, reconhecimento de padrões, a resolução de problemas, compreensão de linguagem natural, além da tomada de decisões

Para isso, a IA é baseada em algoritmos avançados, modelos de aprendizado de máquina e redes neurais artificiais que permitem aos sistemas processar grandes quantidades de dados e melhorar seu próprio desempenho ao longo do tempo. 

Essa capacidade da IA ​​de automatizar e aprender continuamente fez com ela se tornasse uma tendência poderosa em muitos setores, incluindo comunicação, finanças, industrial, transporte e entretenimento. 

ferramentas de IA Meets
Reprodução: https://br.freepik.com/

Conheça os impactos das ferramentas de IA para as empresas 

Como já citamos, a IA vem se fortalecendo a cada dia, tornando-se ainda mais presente nos mais diversos setores. 

Logo, a inteligência artificial tornou-se uma parte cada vez mais integrante das operações empresariais modernas, oferecendo inúmeras oportunidades para melhorar a eficiência, a produtividade e a tomada de decisões acerca dos negócios desenvolvidos. 

Nesse cenário de avanços constantes, as empresas estão aproveitando a IA de diversas maneiras para mudar a forma como trabalham e competem no mercado.

Este último ponto é de extrema relevância, ao passo em que dentro de um mercado bastante disputado, não importante o nicho, apresentar inovações e diferenciais é essencial para que vossa empresa possa ficar à frente da concorrência e conquistar melhores resultados, e o uso das ferramentas de IA vem mostrando-se como uma excelente solução.

Como exemplo disso, um dos principais usos das ferramentas de IA ​​nos negócios é a automação de tarefas repetitivas e o uso intensivo de dados. 

Isso inclui a automatização de processos de negócios, quando a IA pode realizar tarefas com mais rapidez e precisão do que os humanos, otimizando tempo e esforços.

Assim, as equipas de vossa empresa podem, por exemplo, concentrar-se em tarefas mais estratégicas e urgentes. 

Além disso, a IA também desempenha um papel fundamental na análise de dados e na geração de insights valiosos. Sendo assim, é possível que vosso negócio processe quantidades expressivas de dados em tempo real para revelar tendências, padrões e anomalias para orientar a tomada de decisões estratégicas. 

Esse aspecto é especialmente importante, sobretudo, nos setores de marketing, atendimento, suporte  e finanças, onde a análise de dados é um ponto crítico para o sucesso. 

No atendimento ao cliente, por exemplo, a IA é usada para criar assistentes virtuais e chatbots que podem responder às dúvidas dos clientes 24 horas por dia. 

Dessa maneira, a IA não apenas melhora a experiência do cliente, mas também reduz os custos de suporte

Ademais, a IA é usada para personalizar produtos e serviços de acordo com as preferências individuais do cliente

Para citar mais um exemplo, as plataformas de e-commerce podem usar ferramentas de IA para recomendar produtos com base no histórico de compras e na atividade de navegação dos clientes, aumentando as taxas de cliques e até mesmo de conversão. 

Resumidamente, a IA oferece uma ampla gama de aplicações para empresas, desde a automatização de tarefas diárias até a análise avançada de dados e a melhoria da experiência do cliente. À medida que a tecnologia continua a evoluir, é provável que mais empresas passem a procurar formas criativas de integrar a IA nas suas operações para obter vantagens competitivas e impulsionar o crescimento do negócio frente às concorrentes e vossa empresa não pode ficar para trás nesse processo.

Conheça algumas ferramentas de IA para o marketing digital

No artigo “13 ferramentas de inteligência artificial que vão ajudar no marketing digital”, publicado no Blog Meets CRM – Meets CRM Online podes ficar por dentro de algumas dicas sobre as principais ferramentas de IA para potencializar o marketing digital de vossa empresa. 

Após a leitura deste nosso post, não deixe de conferir nossa sugestão de leitura e aprender sobre essas treze poderosas ferramentas.

Como escolher as melhores ferramentas de IA? 🤔

Certo, agora que já sabes o que é IA, conhece alguns pontos de relevância do uso da IA nas empresas, como escolher as melhores ferramentas?

Como já citado, não dá para a empresa ir simplesmente adotando o uso de qualquer ferramenta de IA acreditando que isso é progresso.

É importante lembrar que a adoção de qualquer tecnologia de IA causa impactos e modifica estruturas no negócio.

Por isso, a escolha e implementação de ferramentas de IA em vossa empresa deve ser um processo alinhado baseado na realidade empresarial.

Para ajudar vosso negócio na escolha das melhores ferramentas de IA, elaboramos uma espécie de passo a passo com ações que não devem ficar de fora quando for escolher ferramentas de IA para uso.

Ficou interessado? Continue lendo e aproveite nossas dicas!

Vamos começar com o nosso passo a passo? 

ferramentas de IA Meets
Saiba escolher as melhores ferramentas de IA. Reprodução: https://br.freepik.com/

1️⃣ Avalie as necessidades do vosso negócio

Como passo inicial para implementar alguma ferramenta de IA, é preciso avaliar as necessidades.

Assim, antes de escolher uma ferramenta de IA, deves ter uma compreensão clara das necessidades e objetivos do seu negócio.

Desse modo, pode-se partir de alguns questionamentos, como “quais problemas específicos desejo resolver com a IA?”, “quais são os principais objetivos de negócios que a IA pode ajudar a alcançar” e “que tipo de dados minha empresa possui e como eles são usados ​​para IA?”.

A partir dessas questões, você irá obter respostas para direcioná-lo a escolher as ferramentas de IA que vão ao encontro das necessidades e da realidade de vosso negócio.

Portanto, a escolha de uma ferramenta de IA não será uma ação aleatória, mas sim pensada e estudada. 

2️⃣ Defina seu caso de uso

Este passo possui relação direta com o primeiro.

Já avaliou as necessidades de vossa empresa, certo?

Agora, como e onde utilizar as ferramentas de IA?

Assim, sabendo das necessidades e dos pontos prioritários de vosso negócio, identifique casos de uso específicos de IA em sua organização

Por exemplo, podes optar por ferramentas de IA para auxiliar na personalização da experiência do cliente, na automação do atendimento ao cliente, na análise de dados, na previsão de vendas, no marketing digital e muito mais. 

É preciso ter essa filtragem para que o investimento em IA seja feito de modo assertivo, sobretudo nas áreas onde carecem mais de suporte.

3️⃣ Determine seu orçamento

Por falar em investimento, entramos no mérito dos orçamentos que devem ser traçados.

Como citamos, precisas investir de modo assertivo para que, com a implementação das ferramentas de IA, a vossa empresa obtenha lucros e não prejuízos. 

Diante disso, sabendo onde será utilizada a IA, elabore um orçamento realista para trazer a IA para o seu negócio. Observe que os custos incluem não apenas a compra da ferramenta, mas também custos de treinamento, configuração, manutenção e possivelmente  armazenamento de dados.  

Com isso, o critério de escolha pode ser baseado, também, nos custos, a partir de onde vais analisar as opções que se apresentam como mais rentáveis para a saúde do vosso negócio. 

4️⃣ Avalie as opções disponíveis

É importante reiterar: a escolha não pode ser aleatória.

Assim, a implantação de ferramentas de IA deve ser bem pensada e para que a vossa empresa não realize escolhas erradas, é preciso pesquisar e avaliar diferentes ferramentas de IA disponíveis no mercado

Isso pode incluir uma solução de software de IA como Serviço (AIaaS), plataformas de desenvolvimento de IA, ferramentas de código aberto e até mesmo um parceiro ou consultor especializado em inteligência artificial.

Tome cuidado para não se precipitar na escolha. Sente com a vossa equipa e decida entre as melhores opções àquelas que realmente têm poder de transformar a vossa empresa.

5️⃣ Leve em consideração a escalabilidade

Outro passo relevante é determinar se as vossas ferramentas de IA podem ser dimensionadas conforme o contexto no qual as necessidades do seu negócio evoluem. 

A escalabilidade é um fator crítico ao implementar soluções de IA em um contexto empresarial. 

É importante lembrar que a escalabilidade é essencial para o crescimento sustentável.

À medida que as necessidades do negócio evoluem, a capacidade de dimensionar suas ferramentas de IA rapidamente para atender a essas demandas é fundamental.

A escalabilidade deve ser uma consideração central ao implementar ferramentas de IA em seu negócio. Isso permitirá adaptar-se às mudanças nas necessidades e no ambiente empresarial, promovendo um crescimento sustentável e eficaz.

6️⃣ Verifique a compatibilidade com sistemas atuais

É preciso que considerar o que já existe na empresa e busque uma integração ideal para as ferramentas de IA.

Por isso, certifique-se de que suas ferramentas de IA sejam compatíveis com seus sistemas e tecnologias existentes

A integração perfeita é essencial para evitar interrupções nas operações comerciais. 

7️⃣ Avalie a facilidade de uso

Não podes simplesmente adotar o uso de ferramentas de IA que vão causar dor de cabeça em vossa equipa, não é mesmo?

Imagina investir em tecnologias que irão funcionar como obstáculos para vosso time…

As chances de jogar dinheiro na lata do lixo são grandes.

Para que isso não ocorra, na avaliação das melhores ferramentas de IA para implementar, considere a facilidade de uso da ferramenta, especialmente se não tiveres uma equipa de especialistas em IA

Logo, foque naquelas ferramentas que possuem uma interface amigável e  documentação confiável.

Isso pode fazer toda a diferença. 

Além disso, não esqueça de preparar bem toda a equipa para fazer o uso assertivo das ferramentas de IA.

8️⃣ Verifique o suporte e a manutenção

Não dá para adotar uma ferramenta de IA e deixar a sorte guiá-la, concorda?

Assim, por mais que estejamos falando de IA, que em muitas situações vai substituir pessoas reais, é necessário certificar que suas ferramentas de IA sejam apoiadas por uma equipa de suporte técnico confiável.

Com isso, além de monitorar o uso das ferramentas, estarás apto a receber atualizações regulares de segurança e desempenho.

Dessa maneira, será possível avaliar o uso das ferramentas e entender se o potencial delas vem sendo explorado de maneira efetiva de modo que entreguem bons resultados de negócios.  

9️⃣ Experimente e avalie

Um passo que é muitas vezes negligenciado pelas empresas é o teste antes de colocar em prática.

Mas, esse processo é fundamental e não pode ser deixado de lado por você!

Sendo assim, experimente as ferramentas de IA antes de tomar uma decisão final

Isso pode incluir revisões ou auditorias para garantir que os recursos atendam, de fato, suas expectativas. 

🔟 Avalie o retorno potencial do investimento

No processo de escolha e implementação de ferramentas de IA, algumas métricas precisam ser levadas em consideração.

Geralmente, isso é feito no momento em que há a delimitação das prioridades e áreas nas quais serão aplicadas as tecnologias.

Por exemplo, podem ser abarcadas tecnologias para melhorar a taxa de conversão, a retenção de clientes, aumentar a fidelização, entre outras.

Um desses exemplos é o ROI.

Portanto, durante a escolha, calcule o potencial Retorno sobre o Investimento (ROI) que as ferramentas de IA podem oferecer

Com essa análise, podes ter a base para justificar vosso investimento. 

1️⃣1️⃣ Tome decisões sábias

Por último, mas não menos importante, tome uma decisão informada sobre a melhor ferramenta de IA para o seu negócio após pesquisar, testar e considerar todos os fatores relevantes

Lembre-se de que as ferramentas de IA que você escolher não são imutáveis ​​e evoluirão com base nas necessidades do negócio e nos avanços tecnológicos. 

Portanto, esteja preparado para revisar sua estratégia de IA e fazer os ajustes necessários.

🚀Gostou de nossas dicas? Está preparado para escolher a melhor ferramenta de IA?

Esperamos que nossas dicas tenham ajudado-te a entender mais profundamente sobre IA e a saber escolher as melhores ferramentas para vosso negócio.

Nota-se que o processo de escolha e implementação é delicado e deve ser feito com base na realidade de vossa empresa, para que os investimentos sejam assertivos e tragam bons resultados de negócios.

Por fim, gostaríamos de trazer para ti, que a IA pode ser potencializada quando integrada a um sistema de CRM de qualidade, como o da Meets.

O Meets CRM oferece uma ampla variedade de recursos de IA projetados para impulsionar o crescimento contínuo de vossa empresa em um mercado altamente competitivo. 

Com o Meets CRM, a vossa empresa ganha acesso a uma gama abrangente de funcionalidades avançadas que aprimoram o atendimento ao cliente e otimizam os processos de negócios.

O Meets CRM incorpora a inteligência artificial em diversos aspectos, incluindo:

✔️Automatização de processos, reduzindo drasticamente tarefas repetitivas e liberando tempo para atividades mais estratégicas.

✔️Atendimento ao cliente, com um chatbot integrado ao CRM, proporcionando suporte instantâneo e interativo aos clientes.

✔️Análise de dados, lidando eficazmente com volumes significativos de informações sobre clientes, leads e oportunidades de negócios, oferecendo insights valiosos para apoiar a tomada de decisões informadas.

✔️Personalização de interações, fornecendo recomendações relevantes e personalizadas com base em dados comportamentais e preferências individuais, melhorando a experiência do cliente.

✔️Geração e gestão de leads, desde a identificação de leads qualificados até a automação de nutrição de leads e o acompanhamento de resultados, otimizando o ciclo de conversão de leads em clientes.

Portanto, com o Meets CRM, sua empresa está preparada para prosperar em um ambiente de negócios desafiador, aproveitando ao máximo as vantagens da inteligência artificial para impulsionar a eficiência e o sucesso.

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