Como usar o WhatsApp multicanal na sua empresa?
Tens conhecimento de como utilizar o WhatsApp multicanal na sua empresa? Consegue identificar os benefícios deste canal de comunicação para a atração e conversão das leads, bem como a fidelização dos clientes, oferecendo um meio mais rápido e atual? Vê como a sua equipa e o seu negócio podem ser beneficiados? Confira mais neste artigo e descubra informações e estratégias valiosas de como usá-lo e, assim, oferecer possibilidades de melhorias no atendimento ao consumidor e organização do time!
O WhatsApp, atualmente, é um dos aplicativos mais utilizados do mundo. Segundo o blog Semrush, mais de 2 bilhões de pessoas utilizam o aplicativo para facilitar a comunicação de maneira rápida e segura, seja através de mensagens de texto, fotos, vídeos e até mesmo localização.
Além das funcionalidades, o aplicativo de mensagens possui uma interface mais simples, dinâmica e fácil se comparado a outras plataformas atuais. Assim, a versatilidade do WhatsApp permite que ele seja bem utilizado nos negócios, com a aplicação do WhatsApp Business.
Como um dos canais de excelência de comunicação no mundo para relações comerciais e pessoais, sua empresa não pode ficar de fora e precisa utilizá-lo para atrair novos consumidores, inclusive, ele deve ser multicanal para facilitar ainda mais a prospecção.
O que é atendimento multicanal?
Resumidamente, antes de compreender sobre o WhatsApp como multicanal, precisamos conhecer a definição do conceito em si. Atendimento multicanal, portanto, é uma maneira em que a empresa fornece ao seu cliente diversos tipos de serviço de atendimento. Dessa forma, o consumidor pode escolher qual o melhor canal para entrar em contato com sua empresa.
Com um atendimento multicanal, sua empresa está sempre conectada às transformações dos meios digitais, oferecendo ao cliente o atendimento “onde ele está”. Com isso, além de melhorar a conversão, você otimiza a experiência com a marca e alavanca a satisfação.
Afinal, o que é um WhatsApp multicanal?
É fato de ser multicanal, ou omnichannel, que aumenta sua abordagem e busca sempre oferecer o melhor serviço ao cliente, seja online, na loja ou por telefone.
Mas, o WhatsApp multicanal pode e deve ser seu aliado para isso. Imagine, por exemplo, que você decidiu começar agora a aumentar sua carteira de clientes e investir ainda mais no aplicativo de mensagens.
Inicialmente, sua estratégia de vendas começa a dar certo, mas em um certo momento, você e sua equipa notam que o planeamento não seguiu como esperado e os atendimentos e leads estão perdidos em diversas conversas. Não há como identificar de maneira fácil qual aquele cliente que estavam conversando, em que fase de prospecção ele estava e até mesmo em que momento da negociação vocês pararam.
Nesse momento, o WhatsApp multicanal integrado a um CRM robusto, como o Meets, você substituirá aqueles diversos números de WhatsApp por apenas um e conseguirá organizar sua carteira, realizando múltiplos atendimentos a clientes simultaneamente em um mesmo sistema, agilizando o processo e, consequentemente, reduzindo o tempo de resposta.
No mundo da modernidade e do imediatismo, o seu cliente não quer esperar muitos minutos por uma resposta em um canal de atendimento. Com o WhatsApp multicanal e suas facilidades, além do atendimento mais célere, você oferece oportunidades certas de negócios para as leads mais quentes. Ou seja, sua empresa foca nas oportunidades e no consumidor. Assim, há uma melhora expressiva na conversão e fidelização dos clientes que, por obterem um atendimento rápido e em um canal simples e descomplicado para eles, voltam a fazer negócio com a empresa.
A facilidade no cadastro dos dados do cliente no sistema, a maneira descomplicada de enviar propostas pelo aplicativo de mensagens e a otimização na tomada de decisões também são benefícios observados com o uso do omnichannel neste canal.
No WhatsApp multicanal integrado ao Meets, por exemplo, o gestor consegue ter um acompanhamento através de um dashboard para observar em tempo real os atendimentos e performance do seu time. Informações como tempo médio de atendimento e espera, horários com mais fluxo e análise da NPS (Net Promotor Score) ficam disponíveis no sistema para acesso do líder.
A automatização e o WhatsApp multicanal
Com as facilidades de novas tecnologias integradas ao WhastApp multicanal, sua empresa deve tirar proveitos que auxiliem o atendimento e o andamento do processo. Por isso, invista também em chatbots, robozinhos responsáveis por aplicações autônomas e na realização de atividades pré-determinadas. Com eles, integrados ao WhatsApp multicanal e um CRM, seu negócio irá gerar mais valor em conversas e reduzir o trabalho operacional do seu time.
Além disso, os bots conseguem minimizar o tempo de resposta e reduzir o fluxo de atendimento, já que serão utilizados como uma “triagem” dos consumidores para os profissionais de vendas.
O Meets também oferece uma solução de chatbot exclusiva e adaptada ao seu tipo de negócio, clique no card abaixo e faça agora o seu teste gratuito na plataforma!
Como utilizar um WhatsApp multicanal na minha empresa e atrair mais leads?
Para dar o pontapé inicial da utilização dessa nova ferramenta omnichannel, seu negócio precisa tornar seu número comercial, ou seja, começar personalizando a marca e utilizando o modo business.
Após isso, como falado no tópico acima, é necessário contar com chatbots para melhorar a experiência do cliente com sua marca e reduzir o fluxo de atendimento.
Mas, lembre-se, não é porque a utilização é automatizada que o chatbot deve ser extremamente robótico nas respostas. Por isso, defina um tom de voz mais humanizado e amigável, além de personalizar a interação e manter o contato claro e objetivo.
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Por fim, busque sempre manter a qualidade do serviço prestado ao seu consumidor. Mas, como consigo fazer isso no omnichannel? Simples, além de oferecer um ótimo atendimento, seu negócio deve estar sempre atento e alinhado aos retornos que o cliente dá para melhorias. Por isso, faça pesquisas de satisfação e busque, junto com o time, entender quais as expectativas e possíveis dificuldades que o consumidor encontrou. A cultura voltada ao consumidor e o engajamento da equipa vão ser essenciais para continuar oferecendo e mantendo a qualidade no atendimento.
Não deixe também de estar atualizado sobre as mudanças recorrentes do WhatsApp. As novas políticas de privacidade e questões do próprio algoritmo não devem ser empecilhos para vendas neste canal tão rico em comunicação com o cliente. Por isso, também busque manter-se atento a possíveis mudanças na estrutura da plataforma que podem influenciar no processo de atendimento do time.
Por que a preferência no WhatsApp multicanal para atendimento e não apenas o Instagram?
Apesar do Instagram ser, atualmente, uma das redes sociais mais conhecidas, pense em investir nela mais como uma excelente ferramenta de marketing. É essencialmente em todo e qualquer canal um bom atendimento humano e próximo e, no Instagram, isso não pode ser diferente. Contudo, apesar de ambos os aplicativos serem da mesma empresa (Meta), o Instagram apresenta mais oscilações no funcionamento e um interface mais voltada para mostrar (ser vitrine) para o serviço/produto.
Sua empresa não deve deixar de atender seu prospect pelo Instagram, indico, inclusive, que você responda a comentários e crie integração, mas leve sempre em conta que responder e ter funcionalidades mais práticas e simples, será mais fácil pelo WhatsApp.
Por isso, seu negócio deve continuar trabalhando bem no Instagram, mas lembrando sempre de tentar levar esse prospect para o WhatsApp.
Para isso, invista na geração de valor. Por exemplo, que tal oferecer um desconto especial para aquela lead quente que te chamou no direct do Instagram e você deseja migrá-la para o atendimento no WhatsApp? Por que não oferecer um e-book ou promoções exclusivas para levá-la ao outro canal?
As condições e possibilidades dependem do seu negócio, o que sua empresa não pode é perder o consumidor.
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Também não deixe de contar com o Meets CRM que, além do WhatsApp multicanal, oferece diversas integrações que auxiliam no seu desenvolvimento de estratégias de marketing, otimização do funil de vendas e centralizando as leads. Nossa empresa, atuante em quase 10 anos no mercado, já auxiliou mais de 2000 empresas a aumentarem a conversão e facilitarem o atendimento e organização dos clientes. Além do WhatsApp com um número e vários atendentes, temos integrações diversas com outros softwares e até mesmo com plataformas atuais, como o Tik Tok.
O nosso CRM ajudará nas vendas, no atendimento e no marketing. Facilitando o entendimento das leads e acompanhando a segmentação, você organiza estratégias mais assertivas e as implementa com mais segurança.
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