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O que é um CRM de vendas?

Tempo de leitura: 7 minutos

Conheces ou já ouvistes falar em CRM de vendas? Sabes como a implementação desta ferramenta no dia a dia da sua equipa pode ajudar a marca a ganhar destaque no mercado e otimizar processos? Neste artigo, te explicaremos melhor sobre a função deste software na rotina da sua empresa, e 6 motivos para você implementá-lo. 

O CRM (Customer Relationship Management) ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português, é um software que, de maneira geral, trabalha diretamente como um conjunto de práticas, estratégias e ferramentas que buscam automatizar o relacionamento com o seu cliente. Com o CRM, você obtém controle de processos das áreas de atendimento, vendas, marketing e financeiro. Para um gestor, os processos organizacionais da sua empresa são executados de maneira mais eficiente, facilitando o planeamento e implementação de estratégias assertivas e integradas entre os setores.

Portanto, um CRM de vendas está diretamente ligado ao gerenciamento do relacionamento do cliente com sua marca, usando informações que são necessárias para personalizar a abordagem e conduzir o prospect por todo o pipeline de vendas entregando mais eficiência e assertividade. Além disso, observamos que a gestão de vendas se tornará ainda mais facilitada, visto que, com o CRM, os dados e informações ficarão armazenados de maneira segura e podem ser utilizados para agilizar contatos. A atualização de informações, como a própria mudança de fase no funil ou de algum número de telefone do consumidor, também são feitas dentro do sistema. 

O CRM de vendas será essencial para a melhoria da receita, aumento da produtividade e entrega de relacionamentos de marca mais significativos para o consumidor.

CRM de vendas e seus benefícios. Meets.
CRM de vendas e seus benefícios. Reprodução: www.freepik.com.br

Abaixo, confira motivos para que sua empresa invista em um CRM de vendas e leia também sobre os benefícios desta implementação.

Minha empresa precisa de um CRM de vendas?

Antes de compreender os benefícios da implementação e como realizá-la de maneira assertiva, você pode estar se questionando se sua empresa realmente precisa deste software para substituir suas planilhas de vendas. A resposta é claramente sim. Mas, vou te dar alguns exemplos claros de como o CRM de vendas será essencial para sua empresa alavancar a receita e fidelizar clientes. 

Inicialmente, é fato que as planilhas, por exemplo, não são seguras para armazenar dados essenciais dos clientes. Você, como gestor, já se perguntou se uma planilha de vendas consegue ser efetivamente segura e obedecer às premissas solicitadas pela GDPR (General Data Protection Regulation, ou Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados, no portugês)? Com o CRM de vendas, sua marca além de oferecer mais segurança ao consumidor, passa mais credibilidade, afinal, você faria negócio com alguma empresa que não cuida e zela pelos seus dados? 

Que tal entender mais sobre os riscos de utilizar planilhas para armazenar dados e como isso irá interferir negativamente na sua empresa? Clique aqui e confira agora!

Além disso, podemos observar que as planilhas não promovem uma integração dos times de marketing, vendas e atendimento. Elas também não conseguem integrar as diversas informações dos múltiplos canais que sua empresa possui, ou seja, sem um CRM de vendas, você vê que a análise separada dos dados não facilita a criação de estratégias mais abrangentes. Em uma planilha de Excel, por exemplo, além de não conseguir garantir uma segurança tão precisa, não será oferecida a integração de planilhas sobre o planeamento orçamentário, realização de projeções, fluxo de caixa e geração de relatórios personalizados

Dessa forma, além de você perder mais tempo na análise de cada planilha, não há como otimizar as informações já existentes. Se uma antiga lead retornou o contato, por exemplo, você tem acesso atualizado dos últimos passos dela na sua empresa? Sabe por qual canal ela entrou? Em que fase do funil ela estava antes?

Ademais, o CRM de vendas será responsável por alimentar todas as etapas do seu  relacionamento com o consumidor, ajudando diretamente nos processos de vendas. Assim, com automatizações e integrações que facilitam o atendimento e o acompanhamento, você tem mais chance de fidelizar seu cliente, oferecendo uma abordagem assertiva desde o primeiro contato. 

As planilhas de vendas também oferecem poucos benefícios e funcionalidades quando comparadas a um CRM de vendas. Pense que a planilha será apenas uma lista com vários dados alocados sobre seus prospects. No software que será responsável por gerenciar seu relacionamento com o consumidor, por exemplo, sua equipa não precisará perder tempo programando dezenas de fórmulas, gráficos e tabelas dinâmicas. Todo o processo será feito de maneira automatizada, voltada para vendas, marketing e atendimento, além de oferecer uma análise facilitada dos dados. 

Fato é, além de possuírem funcionalidade limitada, suas planilhas de vendas podem cair no esquecimento!

Por fim, é válido salientar que as planilhas utilizadas para vendas não são favoráveis à tomada de decisões rápidas, estratégicas e assertivas. Com o CRM, o follow up da sua equipa também será mais eficaz, visto que, você conseguirá obter acessibilidade suficiente para extrair os dados necessários dos diferentes departamentos e cruzá-los. 

E então, pronto(a) para implantar um CRM de vendas no seu negócio e deixar de lado as planilhas?

6 motivos para você implementar um CRM de vendas na sua empresa

Segundo dados, com um CRM, sua empresa fecha mais negócios, apontando um aumento de cerca de 37% nas receitas das vendas. Além disso, observa-se que com a implantação do software, há um crescimento na satisfação do cliente, chegando a atingir 45% a mais do que dados antes do uso da plataforma

Abaixo, confira os 6 motivos que farão você ter ainda mais certeza que investir em um CRM de vendas pode ser a solução para o seu negócio!

1. Melhoria na gestão de vendas

Inicialmente, podemos observar que há uma melhoria significativa na gestão de vendas do seu negócio com o uso do CRM. Antes de implantar o sistema, provavelmente, sua equipa contava com planilhas ou plataformas ultrapassadas que não facilitavam sua gestão, nem davam insights para melhorar a tomada de decisões. 

Com o uso do software que será responsável por centralizar dados e informações de todos os seus prospects, independente de qual canal eles vieram, você, como gestor, obterá todas as interações que seus clientes tiveram com sua marca, sejam reclamações, ligações, negociações e até mesmo atendimentos voltados para a área técnica do seu negócio. 

Assim, você consegue ter uma análise clara sobre todos esses dados, gerar relatórios, fazer segmentações e ter “bases” para boas tomadas de decisão. 

Você já conhece o WhatsApp multicanal? Responsável por substituir aqueles diversos números de WhatsApp por apenas um e conseguir organizar sua carteira, realizando múltiplos atendimentos, o WhatsApp multicanal reduzirá o tempo de resposta da sua empresa. Que tal saber mais? Clique aqui e confira agora!

2. Alavanca a comunicação com os consumidores

Ademais, o CRM de vendas facilitará a comunicação com os clientes, visto que, as informações podem ser personalizadas de acordo com os dados aplicados no funil de vendas. 

Imagine, por exemplo, que seu colaborador desconhece o histórico daquele consumidor, por que não acompanhou as atualizações feitas na planilha de vendas e, por um acaso, aplica uma comunicação de lead inicial para aquele cliente que já é fiel? Situações como essa podem ser evitadas com um CRM que centraliza os dados, independente de qual canal o prospect fez o primeiro contato. 

Com campos personalizados e que dispõe de acesso para todos os colaboradores, sua equipa obterá informações sobre compras realizadas anteriormente, decisores e influenciadores do processo, objeções e até mesmo as dores e necessidades

3. Agendamento de tarefas, reuniões e follow up 

Sua equipa também conseguirá agendar reuniões, tarefas e lembretes de follow up dentro do próprio CRM de vendas. Aqui no Meets, por exemplo, dispomos de uma integração com Google Agenda/Calendar. Com ela, seu time consegue planejar tarefas e reuniões, organizando assim o cronograma e diferenciando eventos a partir de cores.  

A integração com o Google Calendar é poderosíssima para organizar as ações diárias da equipa, obtendo um alinhamento de compromissos e tendo tudo em vista de forma prática.

4. Maior controle dos processos 

Com o uso de um CRM assertivo como o Meets, sua empresa consegue ter um maior controle de processos. Entendendo, analisando e monitorando fluxos de trabalho dos times, você, como gestor, compreende, através da mensuração de resultados, quais as estratégias não foram bem sucedidas no time de marketing e quais deram certo para a equipa de atendimento, por exemplo. 

Além disso, o controle de processos também envolverá a documentação e padronização de etapas e responsabilidades. Por isso, com o uso de um CRM de vendas, seu negócio conseguirá organizar o processo comercial, visualizando com clareza todas as etapas percorridas pelo consumidor, tornando assim as estratégias mais eficazes para vendas e relacionamento. 

5. Automatização de tarefas repetitivas 

O envio de e-mails marketing para as leads e criação de relatórios não precisará ser feito de maneira manual com a integração de um CRM de vendas na sua equipa. Através do sistema automatizado, em apenas alguns cliques, informações necessárias e que antes levavam mais tempo de produção do colaborador, estarão disponíveis de forma automatizada. 

Dessa forma, seu time pode investir o tempo em tarefas mais estratégicas e assertivas, gerando valor para o seu negócio. 

CRM de vendas e automatização de tarefas. Meets.
CRM de vendas e automatização de tarefas. Reprodução: www.unsplash.com

6. Integração dos colaboradores da sua empresa

Por fim, você consegue alavancar a experiência do colaborador integrando um CRM de vendas na sua empresa. Além de oferecer uma plataforma que facilita o dia a dia da equipa, o CRM de vendas será responsável por integrar os times de marketing, vendas e atendimento. 

O software pode ser acessado pelos usuários cadastrados através de uma senha e, após o login, eles obtêm informações estratégicas e cruzadas, facilitando a definição de novos planeamentos. Com informações relevantes sobre o prospect compartilhadas com os times através da transparência, sua empresa integra equipas e alavanca o trabalho colaborativo. 

Dica de leitura Meets: Você sabia que funcionário engajado é sinônimo de cliente feliz? Clique aqui e saiba como o CRM pode auxiliar as estratégias internas e comunicação entre equipes, tornando o processo de engajamento facilitado. 

Escolha o Meets como o seu CRM de vendas!

Preparado para implantar um CRM de vendas na sua empresa? Então prepare seu time, organize sua receita e prepare-se para investir em uma plataforma que ajudará o desenvolvimento da sua empresa e das áreas. 

E não deixe de contar com o Meets CRM como seu software de vendas! Nossa plataforma, além das diversas integrações que ajudam no planeamento da sua equipa, dispõe de automações que facilitam o seu desenvolvimento de estratégias de marketing, otimização do funil de vendas e centralização das leads. Nossa empresa, atuante em quase 10 anos no mercado, já auxiliou mais de 2000 empresas a aumentarem a conversão e facilitarem o atendimento e organização dos clientes.

Por isso, o nosso CRM ajudará nas vendas, no atendimento e no marketing. Contribuindo com o entendimento dos gestores sobre as leads e acompanhando processos de segmentação, observa-se que as estratégias tornam-se mais assertivas, implementando-as assim com mais segurança.

Venha ser nossa próxima case de sucesso! Acesse aqui e faça agora mesmo o teste gratuito na nossa plataforma! Se desejar, clique aqui e entre em contato com a nossa equipa pelo WhatsApp.

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