O que é um CRM de vendas?

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CRM de vendas. Meets.
Tempo de leitura: 6 minutos

Conheces ou já ouviste falar em CRM de vendas? Sabes como a implementação desta ferramenta no dia a dia da tua equipa pode ajudar a marca a ganhar destaque no mercado e otimizar processos? Neste artigo, explicaremos melhor a função deste software na rotina da tua empresa, bem como 6 motivos para o implementares.

O CRM (Customer Relationship Management), ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, é um software que atua como um conjunto de práticas, estratégias e ferramentas que automatizam o relacionamento com o cliente. Com o CRM, consegues controlar processos das áreas de atendimento, vendas, marketing e financeiro.
Para o gestor, os processos organizacionais tornam-se mais eficientes, facilitando o planeamento e a implementação de estratégias assertivas e integradas entre os setores.

Portanto, um CRM de vendas está diretamente ligado à gestão do relacionamento do cliente com a marca. Ele utiliza informações que permitem personalizar a abordagem e conduzir o prospect por todo o pipeline de vendas, entregando eficiência e assertividade.
Além disso, a gestão de vendas torna-se mais simples, já que o CRM armazena dados de forma segura e agiliza contactos.
A atualização de informações, como mudanças de fase no funil ou novos contactos telefónicos, também é feita dentro do sistema.

O CRM de vendas é essencial para melhorar a receita, aumentar a produtividade e fortalecer o relacionamento da marca com o consumidor.

CRM de vendas e seus benefícios. Meets.
CRM de vendas e seus benefícios. Reprodução: www.freepik.com.br

Abaixo, confira motivos para que sua empresa invista em um CRM de vendas e leia também sobre os benefícios desta implementação.

Minha empresa precisa de um CRM de vendas?

Antes de compreender os benefícios e a implementação assertiva, talvez te questiones se a tua empresa realmente precisa deste software para substituir as planilhas de vendas.
A resposta é claramente sim.
Mas vejamos alguns exemplos práticos de como o CRM de vendas será essencial para alavancar a receita e fidelizar clientes.

É fato que as planilhas não são seguras para armazenar dados sensíveis. Já te perguntaste se uma planilha de vendas é realmente segura e cumpre as normas da GDPR (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados)?

Que tal entender mais sobre os riscos de utilizar planilhas para armazenar dados e como isso irá interferir negativamente na sua empresa? Clique aqui e confira agora!

Além disso, as planilhas não promovem integração entre marketing, vendas e atendimento. Elas também não conectam informações de múltiplos canais.
Sem um CRM, a análise separada dos dados dificulta a criação de estratégias amplas e integradas.
Numa planilha de Excel, por exemplo, além de não garantir segurança, não há integração com planeamento orçamental, projeções, fluxo de caixa e relatórios personalizados.

Assim, perdes tempo na análise de cada planilha e não consegues otimizar as informações existentes.
Se uma antiga lead retorna, consegues ver os últimos passos dela? Sabes por qual canal entrou? Em que fase do funil estava antes?

O CRM de vendas alimenta todas as etapas do relacionamento com o consumidor, ajudando diretamente nos processos de vendas.
Com automatizações e integrações que facilitam o atendimento e o acompanhamento, aumentas as chances de fidelização, oferecendo uma abordagem assertiva desde o primeiro contacto.

As planilhas de vendas, por outro lado, oferecem poucos benefícios e funcionalidades. Elas são apenas listas com dados alocados sobre prospects.
No CRM, a tua equipa não precisa perder tempo programando fórmulas ou gráficos. Todo o processo é automatizado, voltado para vendas, marketing e atendimento, com análises simplificadas e estratégicas.

Além disso, planilhas limitadas podem cair no esquecimento.
E mais: não favorecem decisões rápidas e estratégicas.
Com o CRM, o follow up da equipa torna-se mais eficaz, pois consegues extrair e cruzar dados de diferentes departamentos.

Meets Tecnologia

6 motivos para você implementar um CRM de vendas na sua empresa

Segundo dados, com um CRM, sua empresa fecha mais negócios, apontando um aumento de cerca de 37% nas receitas das vendas. Além disso, observa-se que com a implantação do software, há um crescimento na satisfação do cliente, chegando a atingir 45% a mais do que dados antes do uso da plataforma

Abaixo, confira os 6 motivos que farão você ter ainda mais certeza que investir em um CRM de vendas pode ser a solução para o seu negócio!

1. Melhoria na gestão de vendas

Inicialmente, podemos observar que há uma melhoria significativa na gestão de vendas do seu negócio com o uso do CRM. Antes de implantar o sistema, provavelmente, sua equipa contava com planilhas ou plataformas ultrapassadas que não facilitavam sua gestão, nem davam insights para melhorar a tomada de decisões. 

Com o uso do software que será responsável por centralizar dados e informações de todos os seus prospects, independente de qual canal eles vieram, você, como gestor, obterá todas as interações que seus clientes tiveram com sua marca, sejam reclamações, ligações, negociações e até mesmo atendimentos voltados para a área técnica do seu negócio. 

Assim, você consegue ter uma análise clara sobre todos esses dados, gerar relatórios, fazer segmentações e ter “bases” para boas tomadas de decisão. 

Você já conhece o WhatsApp multicanal? Responsável por substituir aqueles diversos números de WhatsApp por apenas um e conseguir organizar sua carteira, realizando múltiplos atendimentos, o WhatsApp multicanal reduzirá o tempo de resposta da sua empresa. Que tal saber mais? Clique aqui e confira agora!

2. Alavanca a comunicação com os consumidores

Ademais, o CRM de vendas facilitará a comunicação com os clientes, visto que, as informações podem ser personalizadas de acordo com os dados aplicados no funil de vendas. 

Imagine, por exemplo, que seu colaborador desconhece o histórico daquele consumidor, por que não acompanhou as atualizações feitas na planilha de vendas e, por um acaso, aplica uma comunicação de lead inicial para aquele cliente que já é fiel? Situações como essa podem ser evitadas com um CRM que centraliza os dados, independente de qual canal o prospect fez o primeiro contato. 

Com campos personalizados e que dispõe de acesso para todos os colaboradores, sua equipa obterá informações sobre compras realizadas anteriormente, decisores e influenciadores do processo, objeções e até mesmo as dores e necessidades

3. Agendamento de tarefas, reuniões e follow up 

Sua equipa também conseguirá agendar reuniões, tarefas e lembretes de follow up dentro do próprio CRM de vendas. Aqui no Meets, por exemplo, dispomos de uma integração com Google Agenda/Calendar. Com ela, seu time consegue planejar tarefas e reuniões, organizando assim o cronograma e diferenciando eventos a partir de cores.  

A integração com o Google Calendar é poderosíssima para organizar as ações diárias da equipa, obtendo um alinhamento de compromissos e tendo tudo em vista de forma prática.

4. Maior controle dos processos 

Com o uso de um CRM assertivo como o Meets, sua empresa consegue ter um maior controle de processos. Entendendo, analisando e monitorando fluxos de trabalho dos times, você, como gestor, compreende, através da mensuração de resultados, quais as estratégias não foram bem sucedidas no time de marketing e quais deram certo para a equipa de atendimento, por exemplo. 

Além disso, o controle de processos também envolverá a documentação e padronização de etapas e responsabilidades. Por isso, com o uso de um CRM de vendas, seu negócio conseguirá organizar o processo comercial, visualizando com clareza todas as etapas percorridas pelo consumidor, tornando assim as estratégias mais eficazes para vendas e relacionamento. 

5. Automatização de tarefas repetitivas 

O envio de e-mails marketing para as leads e criação de relatórios não precisará ser feito de maneira manual com a integração de um CRM de vendas na sua equipa. Através do sistema automatizado, em apenas alguns cliques, informações necessárias e que antes levavam mais tempo de produção do colaborador, estarão disponíveis de forma automatizada. 

Dessa forma, seu time pode investir o tempo em tarefas mais estratégicas e assertivas, gerando valor para o seu negócio. 

CRM de vendas e automatização de tarefas. Meets.
CRM de vendas e automatização de tarefas. Reprodução: www.unsplash.com

6. Integração dos colaboradores da sua empresa

Por fim, você consegue alavancar a experiência do colaborador integrando um CRM de vendas na sua empresa. Além de oferecer uma plataforma que facilita o dia a dia da equipa, o CRM de vendas será responsável por integrar os times de marketing, vendas e atendimento. 

O software pode ser acessado pelos usuários cadastrados através de uma senha e, após o login, eles obtêm informações estratégicas e cruzadas, facilitando a definição de novos planeamentos. Com informações relevantes sobre o prospect compartilhadas com os times através da transparência, sua empresa integra equipas e alavanca o trabalho colaborativo. 

Dica de leitura Meets: Você sabia que funcionário engajado é sinônimo de cliente feliz? Clique aqui e saiba como o CRM pode auxiliar as estratégias internas e comunicação entre equipes, tornando o processo de engajamento facilitado. 

Escolha o Meets como o seu CRM de vendas!

Preparado para implantar um CRM de vendas na sua empresa? Então prepare seu time, organize sua receita e prepare-se para investir em uma plataforma que ajudará o desenvolvimento da sua empresa e das áreas. 

E não deixe de contar com o Meets CRM como seu software de vendas! Nossa plataforma, além das diversas integrações que ajudam no planeamento da sua equipa, dispõe de automações que facilitam o seu desenvolvimento de estratégias de marketing, otimização do funil de vendas e centralização das leads. Nossa empresa, atuante em quase 10 anos no mercado, já auxiliou mais de 2000 empresas a aumentarem a conversão e facilitarem o atendimento e organização dos clientes.

Por isso, o nosso CRM ajudará nas vendas, no atendimento e no marketing. Contribuindo com o entendimento dos gestores sobre as leads e acompanhando processos de segmentação, observa-se que as estratégias tornam-se mais assertivas, implementando-as assim com mais segurança.

Venha ser nossa próxima case de sucesso! Acesse aqui e faça agora mesmo o teste gratuito na nossa plataforma! Se desejar, clique aqui e entre em contato com a nossa equipa pelo WhatsApp.

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