Tu conheces um sistema de vendas? Sabes quais são os tipos, as vantagens e como escolher o melhor para aplicar na tua empresa? Neste artigo, vais compreender o conceito de sistema comercial e perceber como esta ferramenta pode impulsionar as vendas e otimizar o atendimento da tua equipa.
Num mundo cada vez mais tecnológico, em que a transformação digital conduz as empresas ao uso de soluções baseadas em dados, é essencial que o teu negócio acompanhe essa evolução. Assim, ao investir em inteligência comercial e adotar um bom sistema de vendas, a tua empresa garante competitividade e eficiência no dia a dia.
O sistema de vendas é, portanto, uma ferramenta de gestão tecnológica que simplifica a rotina dos vendedores em todo o processo comercial. Ao centralizar dados, automatizar tarefas e gerar relatórios estratégicos, o sistema proporciona maior controlo e permite decisões mais assertivas por parte do gestor.
Além disso, ele apoia o acompanhamento individual dos vendedores, melhora o follow up dos clientes e fortalece a comunicação entre a equipa e o gestor. Desse modo, promove-se uma abordagem mais estratégica e centrada no consumidor.
Também conhecido como CRM de vendas, o software realiza análises detalhadas da situação comercial e disponibiliza relatórios personalizados conforme a necessidade da empresa. Por exemplo, se o gestor desejar consultar o desempenho de um produto específico numa determinada data, o sistema fornece esse acesso de forma rápida e prática.
Continua a leitura e descobre os tipos de sistemas de vendas, os seus benefícios e como escolher o mais adequado para a tua empresa.

Tipos de sistema de vendas
Antes de entender um pouco mais dos benefícios do sistema de vendas para sua empresa, é importante compreender melhor os 4 tipos de sistemas que podem ser empregados no seu negócio de acordo com sua necessidade de gestão e planeamento.
Apesar de apresentar diferentes tipos, é válido deixar claro que os sistemas que serão mostrados abaixo possuem o mesmo objetivo geral de contribuir para a produtividade do seu time de vendas e impulsionar relações.
Cada sistema possui, portanto, uma abordagem específica que varia de acordo com os momentos igualmente específicos da gestão comercial da sua empresa. Confira abaixo.
1. Sistema de vendas operacional ou CRM operacional
Este primeiro tipo é responsável por tratar de aspectos operacionais das relações com os clientes e que fazem parte das tarefas cotidianas da equipa. A empresa é responsável por cuidar de todos os seus processos de automação relacionados a vendas, marketing e atendimento ao cliente. Além disso, o CRM operacional fará a captação de feedbacks dos clientes, tática que irá auxiliar o CRM Analítico e o Estratégico.
2. Sistema de vendas analítico ou CRM analítico
Este segundo tipo é responsável por desempenhar, basicamente, as funções de análise de desempenho e inteligência do seu negócio, como a trativa voltada à observação de dados. Ademais, ele auxilia as previsões de vendas e busca alcançar a inteligência de mercado e KPIs (Key Performance Indicator).
Dessa forma, ele será essencial para que os vendedores da sua empresa consigam entender, de forma mais clara e assertiva, o perfil do consumidor e a maneira que eles se comportam. Com a disponibilidade de segmentações e entendimento do desempenho, fica mais fácil traçar estratégias mais assertivas e implementá-las com mais segurança.
3. Sistema de vendas colaborativo ou CRM colaborativo/social
O terceiro tipo de sistema de vendas é conhecido como colaborativo ou social. Com ele, há um compartilhamento das informações, integrando assim as áreas de vendas, marketing, suporte e atendimento ao cliente. Também é responsável por qualificar sua lead e fidelizar mais facilmente os clientes.
Integrando e promovendo o trabalho entre as equipas, portanto, você garante que todos obtenham acesso às informações e tracem estratégias juntos pensando sempre nas necessidades dos consumidores da sua marca.
DICA DE LEITURA MEETS: Você conhece a importância de integrar as equipas de marketing e vendas? Que tal descobrir 6 dicas essenciais para fazer essa conexão dar certo e alavancar a comunicação e desenvolvimento do seu negócio? Clique aqui e confira um artigo que preparamos para você sobre esse assunto!
4. Sistema de vendas estratégico ou CRM estratégico
Por fim, temos o CRM estratégico que fica responsável pela orientação macro da sua empresa. Ele soma os outros tipos de CRM e busca ajudar no desenvolvimento de seu principal foco de trabalho, sendo ele o produto, a produção, as vendas ou o cliente.
Pense, por exemplo, que uma empresa que terá foco no produto, irá se atentar mais a sua linha de produção e traçar melhor suas estratégias. Já outra empresa que busca um foco maior na produção, deverá focar em uma excelência operacional que produza com um custo menor.
E é exatamente aí que o sistema de vendas estratégico entra para oferecer uma visão maior das oportunidades e dos processos de vendas, ajudando a definir, portanto, estratégias mais assertivas que caminham para o alcance dos objetivos da marca.
Benefícios e funções de um sistema de vendas
Agora, conheça um pouco dos benefícios e funções do sistema de vendas, responsável por melhorar a gestação comercial da sua empresa.
1. Criação de múltiplos funis de vendas
Inicialmente, é válido ressaltar que seus vendedores terão múltiplos funis de vendas a disposição. O funil de vendas, responsável pelo acompanhamento da jornada do consumidor dentro da sua empresa, poderá ser acessado por todos os colaboradores dos times de marketing, vendas e atendimento.
No Meets, nosso plano Profissional dispõe da criação de diferentes funis, afinal, limitar sua empresa a apenas um funil, será insuficiente para alcançar as metas e objetivos traçados pelo negócio.
As etapas, assim como os funis, também são personalizadas, atendendo de maneira mais eficiente sua marca e as necessidades. Dessa forma, com diversos funis (marketing, success, atendimento) trabalhando de maneira integrada, há uma melhoria no processo comercial e na gestão da empresa.
2. Cadastro dos clientes centralizados e com informações completas
O sistema de vendas também permite que sua equipa realize o cadastramento das leads dentro de uma plataforma que centraliza todas as informações disponíveis sobre elas. Além disso, quando o sistema (CRM) se integra a uma plataforma que dispõe de atendimento multicanal, sua equipa garante ainda mais excelência nos processos e fideliza mais clientes.
Aqui no Meets, com a nossa central de atendimento integrada ao WhatsApp multicanal, você terá todos os dados e informações centralizados em um único local, evitando a duplicação e facilitando o acesso da equipa.
Permitindo que seus colaboradores tenham uma visão completa do histórico do cliente, fica muito mais prático e rápido tomar decisões e enviar propostas comerciais. Além disso, conhecendo melhor o consumidor, sua empresa oferece um atendimento personalizado de acordo com a etapa do cliente e suas necessidades.
3. Melhoria na gestão de tempo e aumento da produtividade
O sistema de vendas também será seu aliado na melhoria de gestão de tempo da equipa e, consequentemente, no ganho de produtividade. Imagina, por exemplo, o teu time a realizar diariamente uma atividade manual: extrair dados de um relatório gerado por vários sistemas de vendas, tarefa que consome, pelo menos, 1 hora e 30 minutos de um colaborador.
Em um sistema de vendas facilitado, como o Meets, os relatórios são extraídos de maneira automática, dispondo de todos os dados com fácil acesso. Assim, aquelas 1 hora e 30 minutos que seu colaborador “perde” diariamente, podem ser remanejadas para atividades que realmente possuam “mais valor”. Além disso, a centralização será essencial para o acesso às informações do cliente de forma rápida e eficiente.
Dispondo, portanto, de uma plataforma que melhora a gestão de tempo e facilita o trabalho da equipa, você aumenta a produtividade e melhora a experiência do funcionário, afinal, oferecer uma ferramenta de vendas eficaz e assertiva, é questão de melhoria profissional para os processos.
4. Criação de lembretes personalizados em uma agenda
Os lembretes de contato com uma nova lead, follow up de um cliente ou aplicação de um pesquisa de satisfação para um consumidor que finalizou a compra, também podem ser acessados em um sistema de vendas.
Com a criação de lembretes dentro da plataforma, sua equipa garante que um contato que precisa ser feito em determinado dia com uma lead quente não seja esquecido. Organizando assim o cronograma e diferenciando eventos a partir de cores, seu time obtém um alinhamento de compromissos com tudo em vista de forma prática.
Clique aqui e conheça a integração do Meets com o Google Agenda/Calendar.
Além disso, as configurações de lembretes ajudam até mesmo a comunicação interna da empresa, afinal, todos saberão, de maneira centralizada e prática, quais ações os outros companheiros de equipa devem realizar naquele dia.

5. Gestão financeira facilitada com um sistema de vendas
Ademais, a gestão financeira da sua empresa será vista de maneira abrangente e facilitada. Como a gestão financeira da sua empresa e relacionamento com o cliente andam lado a lado, afinal, se você notar que houve uma queda no faturamento e correlacionar esta informação com o relacionamento com o consumidor, o cruzamento destes dados com o fluxo de caixa e as etapas de vendas, estará disponível para acesso descomplicado e minucioso.
Assim, você toma decisões mais assertivas e estratégicas, sempre observando seu orçamento, fluxo de caixa e métricas de vendas.
6. Envio de e-mails e propostas de forma ágil
Um sistema de vendas otimiza o envio de e-mails e propostas para os consumidores que se encontram em determinadas etapas do teu funil.
É válido ressaltar que, atrelado ao atendimento, o envio de e-mails marketing ou até mesmo para contato e envio de propostas, deve ser algo fácil, descomplicado e que fique armazenado. O sistema de vendas, portanto, deve oferecer para sua equipa praticidade para que possam acessar as informações quando e onde desejarem.
7. Integração com outras ferramentas
Por fim, um sistema de vendas assertivo possui ótimas integrações com outras ferramentas que facilitam o dia a dia da equipa. Com ótimos mecanismos integrados à plataforma, você otimiza sua operação e processos.
Portanto, imagine, por exemplo, que seu time precisa obter um sistema específico para envio de e-mails, como mostrado no tópico acima. Com a integração do Meets com a MailChimp, por exemplo, você encontrará ambas as funcionalidades dentro de um único sistema que também conseguirá unir suas informações de vendas e contatos, facilitando o envio assertivo de e-mail para as diferentes leads presentes nas etapas do pipeline.
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Nossa plataforma, além das diversas integrações que ajudam no planeamento da sua equipa, dispõe de automações que facilitam o seu desenvolvimento de estratégias de marketing, otimização e personalização do funil de vendas e centralização das leads. Nossa empresa, atuante em quase 10 anos no mercado, já auxiliou mais de 2000 empresas a aumentarem a conversão e facilitarem o atendimento e organização dos clientes.
Por isso, o nosso sistema comercial não ajudará apenas nas vendas da sua marca, será otimizado também no atendimento, no marketing e na comunicação. Contribuindo com o entendimento dos gestores sobre as leads e acompanhando processos de segmentação, observa-se que as estratégias tornam-se mais assertivas, implementando-as assim com mais segurança.
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