CRM é a sigla que representa o termo “Customer Relationship Management”, termo que se refere ao conjunto de práticas, estratégias de negócios e tecnologias centradas no relacionamento com o cliente.
CRM é uma abreviação para Customer Relationship Management, que traduzido ao português significa “Gerenciamento do Relacionamento de Clientes”, abrangendo diversos processos/tarefas de modo organizado e integrado.
Na sua dinâmica, um CRM tem como principal objetivo colocar o cliente como foco dos processos de um negócio, de modo que seja possível implementar ações que antecipem as necessidades dos clientes e dos potenciais clientes.
Diante de um mundo contemporâneo marcado por constantes avanços tecnológicos e informacionais, um CRM transforma o cotidiano da empresa, automatizando todas as funções de contato com o público. O sistema, portanto, auxilia as empresas na criação e na manutenção de um bom relacionamento com seus clientes, armazenando e inter-relacionando de forma inteligente informações relevantes sobre suas atividades e interações com a empresa.
Um resgate histórico sobre o CRM
Você sabe como surgiu o CRM? Vamos acompanhar um pouco da sua história!
O conceito de Customer Relationship Management surgiu no século XIX, no contexto de desenvolvimento do campo de Marketing. No entanto, a sua evidência aconteceu realmente em meados da década de 1980, momento no qual o mundo vivenciava diversas iniciativas tecnológicas.
A princípio, o CRM ficou conhecido como um banco de dados de marketing, tendo como foco coletar e analisar dados de potenciais clientes ou daqueles já ativos.
Na década de 90, o CRM se expandiu e ganhou ainda mais espaço nas empresas, sobretudo nas de cartão de crédito e viagens, quando a sua utilização esteve pautada na bonificação por milhas ou descontos. Estes últimos pontos são a base para a fidelização dos clientes, uma das principais virtudes de um CRM.
Já no século atual, o CRM se desenvolveu ainda mais, sobretudo diante das mudanças que o mundo vivenciou e vem vivenciando, tornando-se uma prática necessária aos empreendedores.
O CRM, hoje, é muito mais que um software, dispondo de uma série de ferramentas que auxiliam um negócio nos seus mais diversos setores. Ademais, uma vez que o mundo atual é bastante fluído e dinâmico, ou seja, está passando por constantes mudanças significativas, ficar estagnado não é uma boa opção. Dessa forma, um bom CRM, como o Meets, cada vez mais se adequa às novas demandas, de modo que consiga oferecer um serviço de excelência que ajude no progresso das empresas.
Importância de um CRM
Em um mundo corporativo marcado pela competitividade, implementar um bom relacionamento com o cliente é peça-chave para o progresso de uma empresa. Desse modo, o CRM é a solução ideal para um negócio se destacar e alcançar ótimos resultados.
O sistema coloca o cliente como ponto central do processo comercial, lapidando o relacionamento em todas as etapas desempenhadas. Além disso, o CRM dispõe de ferramentas que automatizam e organizam toda a gestão das ações desse relacionamento, o que garante maior controle e assertividade para as empresas nas tomadas de decisões.
Dentre os principais benefícios de um CRM, podemos elencar os seguintes:
- Organiza os dados e armazena todo o histórico de interação empresa-cliente
- Centraliza os dados de forma segura em um único só lugar
- Permite a integração entre as diferentes áreas de uma empresa
- Garante maior conhecimento sobre o cliente e sobre os profissionais que atuam na empresa, o que otimiza a gestão do negócio
- Ótimo solução para fidelizar clientes
Quais as funcionalidades de um CRM?
O CRM armazena uma variedade de informações sobre clientes e potenciais clientes, desde as mais simples, como contato, nome, endereço, etc, até os dados de atividades, como pontos de contato com a empresa, histórico de visitas a sites, de ligações e de e-mails trocados, entre outras interações.
Vale destacar que a plataforma não se limita a um banco de dados de contatos, uma vez que além de reunir essas informações, ele integra dados valiosos que prepara e atualiza as equipes de uma empresa para tomar as melhores decisões.
Dessa forma, um sistema CRM acompanha e gerencia informações de clientes; centraliza dados e integra todos os setores de uma organização; simplifica tarefas repetitivas, otimizando, assim, os processos executados; fornece recomendações e insights de modo instantâneo; além de personalizar de acordo com o perfil de cada empresa.
O CRM abrange, na generalidade, três grandes áreas:
1- Automatização da gestão de marketing
2-Automatização da gestão comercial, dos canais e da força de vendas
3-Gestão dos serviços ao cliente
Os processos e sistemas de gestão de relacionamento com o cliente permitem que se tenha controle e conhecimento das informações sobre os clientes de maneira integrada, principalmente através do acompanhamento e registro de todas as interações com o cliente, que podem ser consultadas e comunicadas a diversas partes da empresa que necessitem desta informação para guiar as tomadas de decisões.
Para saber mais, leia o nosso conteúdo: “O que é CRM e para que serve?“.
Tipos de CRM
Na oferta de um suporte CRM, existem 4 tipos que podem se encaixar na sua empresa a depender da realidade, sendo eles:
- CRM Operacional: é um CRM mais comum e, como o nome sugere, está voltado para demandas operacionais da empresa. Com o suporte de um CRM Operacional, fica mais fácil acompanhar a gestão e a criação de atividades realizadas no cotidiano de uma organização. A partir das suas ferramentas, é possível aplicar funcionalidades operacionais de automação de vendas, marketing e atendimento.
- CRM Analítico: esse suporte desempenha funções analíticas que auxiliam nas análises de desempenho do seu negócio. Com as suas ferramentas de inteligência, é possível estudar previsões de vendas, segmentar clientes com base no histórico de compras e nos dados disponibilizados, aplicar o KPI (Key Performance Indicator), entre outras ações.
- CRM Colaborativo ou CRM Social: esse CRM integra todas as equipes de uma organização, possibilitando, desse modo, o acesso rápido e simultâneo aos dados, os quais se encontram compartilhados e centralizados em um único só lugar. Além disso, com o suporte desse tipo de CRM, a relação da sua empresa melhora, na medida em que os leads são qualificados e os contatos com os clientes se tornam mais assertivos, o que, ao final, facilita a fidelização.
- CRM Estratégico: esse tipo de CRM pode ser considerado o mais completo, uma vez que consegue unir todas as funcionalidades dos diferentes tipos de CRM em um só. Sendo assim, os acompanhamentos de todos os processos dentro de uma organização tornam-se mais práticos e rápidos, otimizando o trabalho das equipes, aumentando a produtividade e, consequentemente, os resultados da empresa.
Eu preciso de um CRM na minha empresa?
Com as demandas de um mercado contemporâneo bastante competitivo, o uso de CRM pelas empresas vem tornando-se cada vez mais frequente, na medida em que o sistema oferece uma série de benefícios que resultam em um melhor desempenho de um negócio no seu campo de atuação.
Mas se você, empreendedor, ainda tem dúvidas se a sua empresa necessita, realmente, de um CRM, convido-o para refletir sobre alguns pontos:
- A sua empresa tem equipes que necessitam compartilhar dados para executar as tarefas de modo otimizado?
- Você consegue encontrar rapidamente os dados de leads e clientes para tomar decisões mais assertivas?
- Você acha que em alguns momentos as negociações passam despercebidas devido à alguns métodos obsoletos ainda preservados no âmbito da sua empresa?
- Os aplicativos diversos que você utiliza estão conectados a um único banco de dados?
- Sua empresa está crescendo ou tende a crescer rapidamente?
- Você acha que a experiência do cliente com a sua empresa pode melhorar?
- Está perdendo mais clientes do que gostaria?
Portanto, se você quer se adequar às exigências do mercado atual e progredir com o seu negócio, contar com um suporte do CRM Meets é fundamental!
Saiba como o Meets pode ajudar você!
O CRM Meets torna as suas vendas mais simples e práticas, dispondo de uma série de ferramentas que otimizam os processos de todas as equipes que atuam na sua organização. Além disso, com o suporte do Meets, você acompanha as atividades certas a serem realizadas e gerencia os leads sem muitos esforços, ao mesmo tempo em que a taxa de conversão aumenta.
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